O Paraná registrou 168 novos casos de dengue de agosto a outubro de 2014, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Desse total, 155 casos são autóctones (contraídos no próprio Paraná) e 13 são importados (contraídos em outros estados). Nenhum óbito foi registrado no período.

CARREGANDO :)

A cidade com mais casos é Paranavaí, no Noroeste: 64 incidências. Em seguida, aparecem Londrina (Norte), com 44; e Maringá (Noroeste), com 16.

O governo também alerta para a possível chegada da febre chikungunya, que tem sintomas parecidos com os da dengue e é transmitida pelos mosquitos do gêneros Aedes. O Paraná observou só dois casos da doença, em maio deste ano.

Publicidade

Chikungunya

O número de casos autóctones de febre chikungunya no Brasil subiu para 299, após o registro de 88 casos na última semana, sconforme o Ministério da Saúde. Além dos casos autóctones, foram notificados outros 38 casos "importados", de pacientes que contraíram a doença em viagens a República Dominicana, Haiti, Venezuela, Guiana Francesa e em algumas ilhas do Caribe, segundo um comunicado.

Os casos autóctones se concentram na Bahia, com 281 casos. São 17 infectados no Amapá, região amazônica na fronteira com a Guiana Francesa, e um caso em Minas Gerais. Os pacientes contaminados no exterior estão em 12 dos 27 estados brasileiros, segundo o balanço semanal do ministério.

Os sintomas, que aparecem normalmente após um período de incubação de três a sete dias, são febre, dor forte nas articulações, dor de cabeça e erupções cutâneas, que podem ser agravados com vômitos e diarreias.