• Carregando...

A temperatura mínima no Paraná nesta quarta-feira (28) atingiu 2,8ºC em Guarapuava, no Centro-Sul do estado, e definiu um novo recorde de frio, até o momento, para o ano de 2014. A menor presença de nuvens favoreceu a queda nos termômetros em todo o estado, com recordes locais de frio superados em outras dez cidades, inclusive Curitiba. A previsão para os próximos dias é de frio e uma frente fria deve causar chuva no fim de semana, conforme dados do Instituto Tecnológico Simepar.

Até então, a mínima mais baixa havia sido registrada em 15 de abril, quando fez 3,8ºC em Palmas, na região Sudoeste.

Em Curitiba, como esclarece a meteorologista do Simepar Sheila Paz, ocorreu um fenômeno curioso. A cidade teve a menor mínima de 2014 (8,9ºC) às 2 horas da manhã. Geralmente, em situações convencionais, a menor marca no termômetro é constatada entre 6 e 7 horas. Mas a mínima, hoje, foi registrada de madrugada porque nesse horário ocorreu uma diminuição na nebulosidade. Quando boa parte dos curitibanos começou a levantar, por volta das 7 horas, a temperatura já tinha atingido 12ºC.

As outras cidades que tiveram recorde local de frio foram Toledo (6ºC), Santa Helena (5,4ºC), Palmas (3,3ºC), Francisco Beltrão (3,5ºC), Pato Branco (5ºC), Cianorte (5,2ºC), Goioerê (6ºC), Dois Vizinhos (4,9ºC) e Ivaí (7,1ºC). Sheila comenta que apesar de estabelecer novo recorde, essas marcas devem ser batidas facilmente ao longo do ano. "Bateram no dia de hoje como a menor do ano, mas nos próximos meses certamente teremos temperaturas mais baixas."

Frio continua e chove no fim de semana

A meteorologista prevê que as temperaturas seguem baixas pela manhã, com aumento gradual das máximas. "Esperamos aumento das temperaturas nas tardes, o sol continua predominando na maior parte do estado até a chegada da chuva, a partir da tarde de sexta-feira. Há possibilidade de chuva para todas as regiões do estado.

Após a passagem da frente fria, que causa chuva, uma nova massa de ar frio passa a influenciar o tempo no estado na semana que vem. Por isso, conforme Sheila, as temperaturas devem ser baixas. A meteorologista diz que ainda não é possível saber se o frio será maior ou menor que o dos últimos dias, mas não deve ter marcas muito mais baixas que a de agora, comuns apenas com a chegada do inverno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]