O Paraná teve o primeiro caso confirmado da gripe A H1N1 nesta sexta-feira (19), de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Uma entrevista coletiva com o secretário Gilberto Martin foi convocada para este sábado (20). A assessoria de imprensa do órgão disse, por telefone, que não poderia dar informações sobre o caso e nem esclarecer de qual cidade é o primeiro paciente infectado pelo vírus no estado. Os esclarecimentos só podem ser dados pelo próprio secretário durante a entrevista.
Boletim Epidemiológico
De acordo com o Boletim Epidemiológico nº 21 da (SESA) divulgado nessa sexta-feira, o Paraná tinha 19 casos suspeitos da gripe A H1N1 e outros sete que estavam sendo monitorados. Ainda não havia a confirmação de nenhum caso da doença no estado.
Os casos suspeitos foram registrados na região de Curitiba (12), Toledo (2) e Cascavel (1). As regiões do Norte Pioneiro, Centro-Oeste e Noroeste tinham um caso suspeito cada uma, segundo o boletim. Já os casos em monitoramento eram de Curitiba (5), Paranaguá (1) e Cascavel (1). Nesta sexta-feira, um novo caso passou a ser monitorado em Maringá. Quatro pacientes estão hospitalizados, os demais estão em isolamento domiciliar. Todos tiveram material coletado para exames e se recuperam bem, segundo a secretaria.
O novo boletim descartou oito casos suspeitos da doença, a partir de exames laboratoriais três na região de Londrina, dois em Curitiba, dois em Foz do Iguaçu e um Maringá. Dessa forma, o estado registra 60 casos descartados - 51 por exames laboratoriais e nove por critérios clínicos/epidemiológicos.
A recomendação da Sesa é para que todas as pessoas que retornaram de viagens ao exterior, ou tiveram contato com pessoas que viajaram, e tiverem sintomas como febre, tosse e dor no corpo - no prazo de dez dias procurem um posto de saúde e comuniquem sobre o caso.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora