O Paraná registrou o primeiro caso de Den 4, conhecido como dengue tipo 4. O caso, constatado no dia 24 de agosto, foi classificado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) como importado, pois o paciente contaminado reside na cidade de Imperatriz (MA). De acordo com a agência estadual de notícias, o paciente foi medicado e curado ainda no Paraná.
De acordo com a Sesa, mesmo que o caso seja importado, a contaminação pelo vírus de Den 4 preocupa, pois o Estado faz divisa com regiões em que a doença já teve registros, como o estado de São Paulo. Paranaenses e outras pessoas contaminadas em outras áreas com ocorrências da nova cepa, como o Rio de Janeiro e estados das regiões Norte e Nordeste, podem trazer a doença ao Paraná.
O superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria, Sezifredo Paz, disse que as pessoas que já tiveram um ou mais tipos de dengue (Den 1, Den 2 ou Den 3) ficam imunes aos vírus que já contraíram, mas se tornam mais vulneráveis a desenvolver sintomas graves da doença ao serem contaminadas por novas cepas de vírus, como é o caso da Den 4.
A nova variação da dengue não possui muitas diferenças em relação às demais. Em todas as regiões do Paraná, de acordo com a Sesa, já houve registros dos demais tipos da doença, mas sem casos autóctones, com contaminação dentro do território paranaense.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião