A primavera já começou oficialmente, mas foi um frio comum no inverno que os paranaenses sentiram na manhã desta quarta-feira (25). Com mínimas na casa de 1ºC, as temperaturas mais baixas foram registradas no Centro-Sul, Oeste e Campos Gerais. Nos próximos dias, o frio continua com menor intensidade e deve chover no fim de semana, conforme prevê o Instituto Tecnológico Simepar nesta quarta-feira (25).
Entre as estações meteorológicas do instituto no estado, Guarapuava foi a cidade que teve a menor marca de temperatura, com 1,7ºC. Toledo registrou 1,8ºC, Ponta Grossa 1,9ºC e Cascavel 2,3ºC. Já em Curitiba, a mínima girou em torno de 5ºC, com mais frio na região metropolitana. Fazenda Rio Grande teve 2,4ºC e Pinhais chegou a 3,6ºC no período mais frio.
Segundo Tarcísio Valentin da Costa, meteorologista do Simepar, houve condição para a formação de geada no estado. "A geada é um fenômeno de observação visual, por enquanto ninguém comunicou, mas pelas temperaturas deve ter ocorrido. Principalmente em fundos de vale, porque nas regiões mais altas houve corrente de ar e quando há essa condição não ocorre a formação".
Nos próximos dias, o interior deve ter sol na maioria das regiões e em Curitiba e entorno o tempo fica com nebulosidade variável. As temperaturas sobem gradativamente até que no sábado e domingo o tempo muda. Áreas de instabilidade se formam sobre o Paraná e podem ocorrer pancadas de chuva mais forte, com a presença de trovoadas.
As mínimas em Curitiba ficam em 9ºC, na quinta, 8ºC na sexta e sobem para 14ºC, no sábado e 13ºC, no domingo. Na sexta (27), a previsão de mínima é de 7ºC, em Ponta Grossa, e fica em 5ºC, em Guarapuava. Em Cascavel, na mesma data, o dia deve começar com 9ºC e em Foz do Iguaçu faz 12ºC de mínima. Londrina terá mínima de 10ºC e Paranavaí de 11ºC.