Foz do Iguaçu – O Paraná está mobilizado hoje para o Dia Nacional de Combate à Dengue. Em vários municípios do estado ocorrem campanhas de conscientização para prevenir a doença e impedir a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Até o início de novembro, 1.051 casos tinham sido registrados no estado, contra 989 nos 12 meses de 2005 – um aumento de 6,26%. A situação é mais preocupante em Goioerê, onde há 269 casos de dengue. Na seqüência aparecem Foz do Iguaçu, com 220 e Campo Mourão, 149. Maringá tem 73 registros e Londrina 60.

CARREGANDO :)

As autoridades sanitárias do estado estão atentas ao aumento do índice de infestação do mosquito em Foz do Iguaçu, Cascavel, Maringá, Paranavaí e Londrina, em razão das temperaturas acima de 30º C registradas em julho nessas cidades. O coordenador de endemias da Secretaria Estadual de Saúde, José Francisco Konolsaisen, diz que geralmente existe uma "quebra na infestação das larvas do inseto transmissor no mês de julho devido ao frio". No entanto, neste ano as temperaturas mantiveram-se altas. Segundo ele, as previsões do Instituto Tecnológico Simepar são de que o próximo verão será muito quente, com temperaturas acima da média e com chuvas mal distribuídas. "Isso preocupa em relação à proliferação do mosquito transmissor", diz. O chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Foz do Iguaçu, André Leandro de Souza, diz que os municípios começarão a sentir o reflexo do aumento da proliferação do mosquito entre o fim de novembro e dezembro, época de início do verão. O CCZ já verificou crescimento da população de mosquitos na cidade, principalmente em razão do descuido da população.

O município vem realizando com freqüência ações no sentido de conscientizar a população e eliminar criadouros. Equipes de agentes de saúde visitam residências à procura de focos. Onde há casos suspeitos é feito o bloqueio de transmissão por meio da aplicação de inseticidas. Outra medida que vem sendo colocada em prática é o rastreamento de locais de risco. A identificação desses pontos é feita por meio de um site de imagens, em um trabalho conjunto com a equipe do Cadastro Social do município, que vem fazendo um mapeamento da população.

Publicidade