Quem estiver no Paraná e quiser ajudar os desabrigados e desalojados, vítimas das enchentes que atingiram a Região Serrana do Rio de Janeiro, pode procurar diversos locais. Em todo o estado, os postos da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros vão receber doações. A Cruz Vermelha e a Fundação de Ação Social (FAS), em Curitiba, também arrecadam donativos.
A FAS da prefeitura de Curitiba fará plantão no sábado (15) e domingo (16) para receber doações. Entre as 8h e 18h do fim de semana, a sede da FAS estará aberta para receber os donativos. Serão recebidos água mineral, roupas, colchonetes, itens de higiene, como sabonete, pasta e escova nova de dente, fraldas descartáveis e absorventes femininos. A sede da FAS fica na Rua Eduardo Sprada, 4.520, no bairro Campo Comprido. Não serão aceitas peças de roupa, por não serem artigos de primeira necessidade. A FAS lançou a campanha SOS Rio nesta sexta-feira (14) e até as 18h30 já contabilizava sete toneladas recebidas. Nos dias úteis, os donativos também podem ser entregues nas regionais da Ruas da Cidadania e na sede central da Prefeitura de Curitiba.
O hospital da Cruz Vermelha, também na capital do estado, recebe água mineral, alimentos não perecíveis e cobertores. Até a tarde desta sexta, a equipe já havia recebido quase oito toneladas de alimentos e água, de acordo com a assessoria de imprensa do hospital. Os organizadores da ação solicitam o auxílio de empresários que possam ceder caminhões para levar os mantimentos até a região atingida. Já havia dois caminhões disponíveis, mas a equipe de voluntariado afirma que será preciso dispor de mais veículos. O Hospital da Cruz Vermelha fica na Avenida Vicente Machado, 1.310, no Batel, e pode ser contatado por meio do telefone (41) 3016-6622.
Iniciativa do governo
A partir desta sexta, todos os quartéis do Corpo de Bombeiros em 48 municípios do Paraná e os 57 postos dos bombeiros comunitários no estado vão receber donativos para as vítimas das fortes chuvas no Rio de Janeiro. Os interessados podem doar alimentos, bebidas, fraldas, colchonetes e materiais de limpeza.
Em Curitiba, as doações podem ser feitas nos quartéis dos bairros Portão, Centro, CIC, Santa Felicidade, Boqueirão, Bairro Alto e Bairro Novo. A Defesa Civil do Paraná pede para que não sejam doados alimentos perecíveis. O ideal é enviar enlatados, barras de cereais, leite em caixa, água e bolachas. Entre os materiais de limpeza, podem ser doados pasta de dente, sabão, sabonete, absorventes, fraldas e água sanitária.
Se possível, a Defesa Civil pede que as doações sejam entregues em caixas ou embalagens fechadas, para facilitar o transporte. Entre os itens que não devem ser levados estão colchões e móveis, por serem de difícil transporte. O primeiro caminhão para o Rio de Janeiro deve sair neste fim de semana.
Voluntários
A Defesa Civil está convocando voluntários para ajudar no recebimento dos materiais. Quem tiver interesse deve ligar para o número (41) 3350-2607. Empresas que tenham caminhões para transporte podem ajudar, já que o volume de doações deve ser alto e exceder os caminhões disponíveis no governo do estado.
Contas Bancárias
A Prefeitura de Teresópolis (RJ) abriu uma conta bancária para receber as doações em dinheiro por meio da conta 110000-9, agência 0741, do Banco do Brasil. A Prefeitura de Nova Friburgo vai receber doações por meio da agência 0335-2 e conta 120000-3.
Vários bancos abriram contas para receber doações em dinheiro. O Itaú Unibanco vai receber qualquer valor na conta bancária 00594-7, agência 5673, em nome do Fundo Estadual de Assistência Social do estado do Rio de Janeiro.
O Bradesco também receberá doações na conta 2011-7, da agência 6570-6. A Caixa Econômica Federal abriu a conta 2011-0, na agência 0199 para esta finalidade.
Confira alguns dos locais onde é possível fazer doações em Curitiba
Hospital da Cruz Vermelha - Avenida Vicente Machado, 1310, Batel (41) 3016-6622;
Prefeitura de Curitiba - Avenida Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico;
Fundação de Ação Social - Rua Eduardo Sprada, 4.520 - Campo Comprido;
Todas as Ruas da Cidadania;
Postos da Polícia Rodoviária Federal;
Unidades do Corpo de Bombeiros.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião