Relatório sobre a cobertura vacinal contra a gripe suína no Brasil aponta grandes diferenças entre os resultados dos estados e do país. Os dados do sistema do Ministério da Saúde, colhidos até o início da noite de sexta-feira, mostram que o Paraná já vacinou mais gente do que havia previsto. No caso de doentes crônicos, a cobertura chega a 104% no estado o que comprovaria que pessoas que não estão nos grupo de risco previstos pelo ministério estariam conseguindo a vacina gratuita.
O secretário estadual da Saúde, Carlos Moreira Júnior, nega a possibilidade de que a vacinação tenha ocorrido fora das regras do ministério. "É uma população difícil de estimar", afirmou. O Ministério Público Federal obteve liminar para que toda a população do Paraná seja vacinada, mas o governo federal recorreu da decisão.
O levantamento do Ministério da Saúde revela ainda que, apesar de o país já ter cumprido a meta de vacinar 80% da população de crianças de 6 meses a 23 meses e 29 dias, na Região Norte o índice é de apenas 65,7%. O Norte foi a área mais afetada pela gripe neste ano, até o momento. No Acre, apenas 50,7% das crianças visadas já foram atendidas.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora