O Paraná superou a meta nacional da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. De acordo com dados consolidados do Ministério da Saúde, 801,2 mil crianças de 0 a 5 anos foram vacinadas durante a primeira etapa da campanha, realizada no mês de junho deste ano. Isso representa 97,89% de cobertura vacinal, superando a meta nacional de 95% estabelecida para a primeira fase da campanha no Brasil. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (19) pelo Ministério da Saúde.
No país inteiro foram vacinadas mais de 15,4 milhões de crianças o que representa cobertura de 97,32% do total previsto (15,8 milhões). "Esse foi o melhor resultado da campanha contra a pólio dos últimos anos", afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, por meio da assessoria de imprensa do ministério. Desde 2003, quando a cobertura ficou em 98,27%, os resultados foram de 96,43% em 2004, 94,58% em 2005, 94,56% em 2006 e de 93,29% em 2007.
O resultado da segunda etapa da campanha contra a poliomielite, lançada no dia 9 de agosto, será divulgado na primeira semana de outubro. No Paraná, a segunda fase de vacinação contra a pólio foi prorrogada até sexta-feira (22), pois a vacinação ficou longe da meta estabelecida.
Prevenção
Segundo o Ministério da Saúde, as campanhas de vacinação têm por objetivo garantir a manutenção da erradicação da poliomielite no Brasil. Com isso, é muito importante que os responsáveis pelos menores de 5 anos levem as crianças para que tomem as gotinhas contra a pólio.
"Qualquer criança que não foi vacinada na segunda fase, pode procurar o posto de saúde e tomar a gotinha. Eles estão abertos, funcionando todos os dias e disponíveis inclusive para isso", explicou o ministro Temporão, em nota.
A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. Essa estratégia é fundamental para garantir a erradicação da doença porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora