Todos os anos, apenas no Paraná, surgem 2 mil novos casos de aids. Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que até 2013, 37.386 pessoas foram infectadas pelo vírus HIV no estado. A estimativa é de que cerca de 20 mil ainda convivam com o vírus, embora apenas 16.744 paranaenses estejam realizando o tratamento. Do total de casos confirmados de aids e HIV no Paraná, metade foi identificada nos últimos nove anos.
Hoje, no Dia Mundial da luta contra a doença, o hospital de campanha do governo estadual vai oferecer, gratuitamente, testes rápidos de diagnóstico do HIV, na Praça Rui Barbosa, em Curitiba. A ação ocorre das 9 às 17 horas e conta ainda com distribuição de preservativos, materiais educativos, exposição de fotos e outras atividades culturais.
Na última sexta-feira, a prefeitura de Curitiba também anunciou a contratação de duas unidades móveis montadas em trailers, que vão circular pela cidade com testes que são capazes de dar o diagnóstico do HIV em 20 minutos. Um dos veículos vai ter pontos fixos de atendimento, na Praça Osório, das 18 às 22 horas, às sextas-feiras; e na Praça Tiradentes, das 18 às 22 horas, aos sábados. O segundo veículo já faz atendimento a moradores em situação de rua na capital paranaense e agora terá também essa possibilidade de diagnóstico rápido do HIV.
Empresas enfrentam “tempestade perfeita” com inflação, contas do governo e alta de juros
Bancada governista faz malabarismo para acabar com escala 6×1; assista ao Entrelinhas
Vereadores de Cuiabá receberão mais de R$ 57 mil com “gratificação por desempenho”
Os verdadeiros democratas e o ódio da esquerda à democracia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião