Saiba mais sobre a vacinação em Curitiba
As vacinas contra a poliomielite e sarampo estarão disponíveis das 8h às 17h em 210 unidades de saúde e postos volantes em Curitiba. Os endereços dos locais que oferecerão as vacinas estão disponíveis no site da prefeitura.
Neste sábado (13), o Paraná terá seu Dia D na vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo. A imunização contra a pólio faz parte da segunda etapa da campanha nacional e deve atingir 729 mil crianças menores de cinco anos. Já a vacinação contra o sarampo faz parte de uma campanha que inclui o Distrito Federal e mais 17 estados, além do Paraná, que começa no sábado e segue 16 de setembro. Aqui, a expectativa é imunizar 95% das crianças com idade entre um ano e sete anos incompletos, o que representa 880 mil crianças em todo o estado.
O Paraná vai receber do Ministério da Saúde um milhão de doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. A vacina, que será distribuída em todas as unidades de saúde do estado, é injetável e de dose única. Assim como ocorre com a dose de reforço da paralisia infantil, a vacina contra o sarampo também deve ser aplicada naquelas crianças que já foram imunizadas anteriormente.
As vacinas não têm contraindicação. A recomendação é não vacinar crianças imunodepressivas, que tenham câncer ou aids, ou as que tenham apresentado reação alérgica grave com a dose anterior. Se a criança estiver com febre ou infecção, deve-se consultar um médico antes de receber a dose.
Curitiba
Em Curitiba, a secretaria de saúde estima que pelo menos 149.839 recebam uma ou as duas vacinas. As crianças que ainda não completaram um ano de vida, 23.619 no total, vão receber apenas a vacina contra a pólio. Já aquelas com idade entre um e cinco anos incompletos, que somam 84.913, receberão as duas. E as crianças que têm mais de cinco anos e menos de sete, que representam 41.307, participarão apenas da campanha contra o sarampo.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião