Depois de ficar sem nenhuma representante no top 100 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012, o Paraná voltou a ter duas instituições na lista das melhores colocadas na prova de 2013. O Colégio Alfa, em Cascavel, atingiu a nota de 686,3 e alcançou o 35º lugar entre todas as escolas do país. O Colégio Dom Bosco, de Curitiba, ficou com média de 685.
O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (22), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. O ranking foi obtido por meio da lista divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.
Entre as 20 melhores escolas do Paraná, 12 são de Curitiba, com um total de nove privadas e três públicas. As outras, todas privadas, se distribuem da seguinte forma: duas de Foz do Iguaçu, duas de Londrina, uma de Cascavel, uma de Maringá, uma de Ponta Grossa e uma de Umuarama.
As três instituições públicas que constam no top 20 do estado são o Colégio Militar de Curitiba, que ficou em 7º lugar, com nota de 632,6; a Universidade Federal do Paraná (Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR), ocupante do 9º lugar, com nota de 631,3; e o Instituto Federal do Paraná, na 20º posição, com nota de 616,6.
Escolas do PR com menores notas
Em uma lista que tem 14.715 escolas, a instituição paranaense na colocação mais baixa foi o Colégio Estadual Professor Lysímaco Ferreira da Costa, em Paranapoema, no Noroeste paranaense - posição 14.661 e nota de 421,5. O Colégio Estadual Marques de Herval, em Uniflor, no Norte do Paraná, teve o segundo menor desempenho do estado, com a posição 14.635 e nota de 423,9. Completam a lista das 10 escolas paranaenses nas posições mais baixas colégios das cidades de Kalore, Bituruna, Doutor Ulysses, Santa Cruz de Monte Castelo, Ortigueira, Colorado, Clevelândia e Santo Antônio do Paraíso.