Em pleno inverno, o Paraná registra, nos últimos dias, temperaturas de até 30°C. Em Curitiba, onde a máxima desde terça-feira se mantém em 25ºC, muitas pessoas especialmente quem tem filhos em período de férias escolares estão aproveitando o calor para tirar roupas leves dos armários e passar os dias em parques e praças. O calor deve se manter no estado pelos próximos cinco dias. "Para este período, não há previsão de chuva no Paraná, somente aumento da nebulosidade (a partir da madrugada de domingo) e chuviscos. Porém, eles não serão suficientes para mudar o quadro de estiagem", informa o meteorologista do Instituto Simepar, Samuel Braun.
Segundo ele, o verão fora de época é conseqüência de uma massa de ar quente e seco que está parada sobre o estado, impedindo a chegada da frente fria que vem do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Por enquanto, a situação é considerada normal pelos meteorologistas do instituto somente períodos com mais de dez dias de temperatura atípica são classificados como anormais.
As altas temperaturas causam reações diferentes nas pessoas. "Estou adorando esse clima, pelo menos dá uma quebrada no gelo do inverno. Mas uma chuvinha não iria fazer mal a ninguém, afinal o racionamento está aí", comenta a design técnica Fernanda Pinheiro. Já a atendente de caixa Josiane Santo Jorge não está gostando do calor. "É ruim, porque no inverno faz calor e no verão faz frio. Não dá para entender."
Previsão
Uma massa de ar é diagnosticada quando uma grande área territorial apresenta as mesmas características climáticas. No Brasil, as de ar quente e seco geralmente se formam no Centro-Oeste, em estados como o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Paraná, a Região Leste é a mais úmida, portanto a que concentra mais nuvens e temperaturas menos elevadas se comparadas à Região Norte.
Neste fim de semana, Curitiba deve registrar máxima de 22ºC, enquanto Foz do Iguaçu, Umuarama e Maringá chegam aos 30ºC. As mínimas ficarão na casa dos 8ºC em Palmas e Guarapuava.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora