Neste sábado (13), véspera do Dia dos Pais, haverá a segunda etapa da vacinação contra a paralisia infantil ou poliomielite em todo o país. No Paraná, além das gotinhas contra a pólio para as crianças menores de cinco anos, também haverá a vacinação contra o sarampo, uma dose única, oferecida em forma de vacina injetável para crianças entre um e sete anos.
A vacina contra a poliomielite será distribuída em todos os estados, para completar a imunização das crianças que já receberam a primeira dose. Já a dose única contra o sarampo será oferecida no Distrito Federal e em dezoito estados, incluindo o Paraná. A meta é imunizar 95% das crianças nesta faixa etária.
Em Curitiba, a secretaria municipal de saúde vai contar com 210 locais de vacinação, entre unidades de saúde e postos volantes. Todos os postos terão as duas vacinas disponíveis. Os locais onde a vacinação vai ocorrer serão divulgados na quarta-feira (10), no site da prefeitura.
Na capital, são esperadas, pelo menos, 108 mil crianças para tomara vacina da pólio e 126 mil para se imunizar contra o sarampo. A pólio não registra casos em Curitiba há quase 26 anos. Já o sarampo, que voltou a fazer casos importados no Brasil, foi diagnosticado na cidade pela última vez em 1998.
A secretaria de saúde esclarece que, assim como ocorre coma dose de reforço da paralisia infantil, a vacina contra o sarampo também deve ser aplicada naquelas crianças que já foram imunizadas anteriormente. Quem receber a dose única neste sábado também ficará protegido contra a caxumba e rubéola, já que a vacina ofertada é a tríplice viral, que imuniza o organismo contra as três doenças ao mesmo tempo.
As vacinas não tem contraindicação. A recomendação é não vacinar crianças imunodepressivas, que tenham câncer ou aids, ou as que tenham apresentado reação alérgica grave com a dose anterior. Se a criança estiver com febre ou infecção, deve-se consultar um médico antes de tomar a vacina.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião