• Carregando...

A campanha nacional de vacinação dos idosos contra gripe terminou na semana passada, mas a Secretaria de Saúde do Paraná resolveu estender a mobilização até a próxima sexta-feira. De acordo com o secretário, Cláudio Xavier, o objetivo é vacinar o maior número de idosos, reduzindo as complicações decorrentes do vírus da gripe. As doenças pulmonares crônicas estão entre as principais causas de hospitalização de idosos no Paraná.

O último balanço parcial feito pela Secretaria de Saúde do estado mostra que até a última terça-feira, 481,5 mil pessoas haviam sido vacinadas, o equivalente a 55,8% da população total de idosos. A expectativa é de que, no mínimo, 70% da população na faixa etária de 60 anos ou mais seja vacinada até a próxima sexta-feira no Paraná.

A Secretaria de Saúde divulga uma nova parcial nesta terça-feira. Em todo o país, segundo a última parcial do Ministério da Saúde, foram vacinados 8,3 milhões de idosos até o dia 4 de maio. Este número representa 53,14% dos idosos residentes no Brasil. Em 2005, neste mesmo período de apuração, 5,7 milhões de pessoas haviam tomado a vacina contra a gripe. A meta do ministério é imunizar contra o vírus influenza 11 milhões de idosos.

A influenza (gripe) é transmitida por meio de gotículas no ar, originadas a partir da fala, espirro ou tosse. A gravidade da doença varia de acordo com a idade, fragilizando mais os pacientes a partir dos 60 anos. O início da gripe é súbito, com febre, calafrio, dores musculares, dor de cabeça e mal-estar, que predominam nos primeiros três a quatro dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]