O Governo do Paraná anunciou nesta segunda-feira (26) que irá testar o novo sistema de rastreamento de presos em regime semi-aberto, com uso de tornozeleiras. O dispositivo foi desenvolvido pelo Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento).
O Sistema de Acompanhamento de Custódia (SAC24), da empresa Spacecomm Comunicações e Tecnologia Ltda., usa o dispositivo desenvolvido pelo Lactec. O proprietário da empresa, Sávio Bloomfield, mostrou com o funciona a tornozeleira durante a reunião a Operação Mãos Limpas desta segunda-feira.
Segundo a Agência Estadual de Notícias, o sistema já está sendo testado em outros estados. "A tornozeleira é muito segura. Caso o preso resolva cortá-la, automaticamente, o alarme é acionado na central, que informa onde o preso está", disse Bloomfield.
O equipamento, de acordo com o empresário, é antialérgico, à prova de água e resistente. O sistema mapeia a movimentação de presos, com alertas quando da transgressão de regras comportamentais definidas pela autoridade responsável.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora