BALANÇO: temporais de segunda afetaram 46 mil no PR
Os temporais que atingiram o Paraná na segunda-feira (28) afetaram pelo menos 46.126 pessoas em 20 cidades. O balanço é da Defesa Civil Estadual, atualizado na manhã desta quarta-feira (23). Em todo o estado, seis pessoas ficaram feridas, mas não ocorreram mortes.
As condições meteorológicas mudam e o Paraná volta a ter condições para a ocorrência de temporais nesta quarta-feira (23). Desta vez, áreas de instabilidade se formam ao longo do dia devido ao calor na maior parte do estado. O mau tempo pode inclusive atingir o Leste, onde está Curitiba, que tem temperaturas mais amenas que nas demais regiões. A previsão é do Instituto Tecnológico Simepar.
Durante a manhã de quarta, chuvas já foram registradas nas regiões Oeste e Sudoeste. Mas é a partir da tarde, no auge das altas temperaturas, que os eventos ficam mais fortes e se organizam nas demais região. Chuvas, vendavais e queda de granizo não estão descartados em todos os pontos do estado. Mas esses fenômenos devem ocorrer de maneira mais isolada em relação aos temporais desta segunda-feira (21).
"O Paraná volta a ter condições de temporal, mas não é a mesma condição de segunda-feira. [Aquela condição] era uma frente fria que passou pelo estado. Agora são áreas de instabilidade se formando e é mais a partir da tarde que tem chance de chuva. O risco de temporais sempre existe, mas mais localizado", diz o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.
A notícia boa para os curitibanos é que o tempo abre um pouco e o sol chega a aparecer antes da chuva nesta quarta. A temperatura chega aos 24ºC no período mais quente. O calor à tarde com possibilidade de chuvas isoladas e o tempo com nebulosidade variável é a previsão para até o fim da semana. Nos próximos dias, as mínimas ficam entre 14ºC e 17ºC e as máximas entre 22ºC e 27ºC.
Interior e Litoral
No interior do Paraná faz muito calor nas regiões Norte, Noroeste e Oeste e há chance de chuva todos os dias, especialmente no período da tarde em todo o estado. Na quinta, a máxima é de 33ºC em Jacarezinho, 30 em Londrina, 31ºC em Maringá, 32ºC em Paranavaí, 30ºC em Guaíra e 29ºC em Foz do Iguaçu. O teto do termômetro apontará, na sexta-feira, 25ºC em Guarapuava, 28ºC em Francisco Beltrão, 30ºC em Campo Mourão e 24ºC em Ponta Grossa.
No Litoral, as temperaturas máximas ficam entre 25ºC e 29ºC nos próximos dias em Paranaguá. Há possibilidade de chuvas com trovoadas em pontos isolados, em especial à tarde, para todos os dias até domingo.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião