Brasília O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou ontem 15 representantes da sociedade civil que vão compor o conselho curador da Empresa Brasileira de Comunicação futura TV pública. Entre os escolhidos está o jurista paranaense Luiz Edson Fachin, professor de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O conselho é composto também por quatro ministros Educação (Fernando Haddad), Cultura (Gilberto Gil), Ciência e Tecnologia (Sérgio Rezende) e Comunicação Social (Franklin Martins). As nomeações devem ser publicadas, nos próximos dias, no Diário Oficial da União.
Além de Fachin, na relação dos nomeados estão o ex-ministro e ex-deputado Delfim Netto (PMDB), o ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo (DEM), o consultor da TV Globo José Bonifácio Sobrinho (Boni), o cantor de rap MV Bill, a carnavalesca Rosa Magalhães e Maria da Penha Maia, que deu nome à lei Maria da Penha que aumenta o rigor das punições contra agressões às mulheres.
O ministro Franklin Martins (Comunicação Social) afirmou que o critério de escolha dos 15 representantes da sociedade civil foi "amplo, plural e observando as diferentes experiências de cada um".
O orçamento geral da nova emissora será de R$ 350 milhões. Segundo Martins, a formatação da tevê ainda está em fase de elaboração. Mas afirmou que até março de 2008 a nova emissora deverá estar pronta e poderá ser constituída.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora