O empresário paranaense Marcos Luczhinki, de 32 anos, desapareceu, há quase 20 dias, numa das montanhas mais altas da Europa.
De acordo com o Paraná TV desta terça-feira, o empresário não é alpinista profissional, mas tentou subir o Mont Blanc, montanha de pedra e gelo que fica no Oeste Europeu, parte na França e Itália e tem 4,8 mil metros de altitude. Apenas um terço dos alpinistas que tentam subir o Mont Blanc chegam ao topo da montanha. A principal parte, as torres mais famosas, estão localizada na cidade de Chamonix, na França, famosa estação de esqui, que fica a 80 quilômetros de Genebra, na Suíça.
Luczhinki dá cursos de segurança no trabalho e de escalada em torres. O alpinismo sempre foi um hobby para ele.
O amigo e funcionário Ibrahim Saad disse que Luczhinki não conhecia a montanha e tem dúvidas se ele subiu sozinho ou acompanhado por um guia.
O tempo médio de escalada é de uma semana. O empresário teria começado a subida no início de novembro.
Os parentes e amigos estranharam a demora e entraram em contato com autoridades francesas. As buscas começaram no sábado, quando funcionários da empresa onde Luczhinki trabalha acionaram grupos de resgate.
O último registro do alpinista encontrado pelas equipes de socorro foi um recado deixado por ele num abrigo na montanha, a 3,8 mil metros de altitude.
A mensagem, comentando sobre a beleza do local, teria sido escrita no dia 7 de novembro. Só que até esta terça-feira as equipes não haviam encontrado nenhum outro sinal do alpinista.
O Ministério das Relações Exteriores informou que pediu, na segunda-feira, à Embaixada Brasileira na França que obtenha informações do paradeiro de Marcos Luczhinki.
Veja em vídeo imagens da montanha.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião