O empresário paranaense Marcos Luczhinki, de 32 anos, desapareceu, há quase 20 dias, numa das montanhas mais altas da Europa.
De acordo com o Paraná TV desta terça-feira, o empresário não é alpinista profissional, mas tentou subir o Mont Blanc, montanha de pedra e gelo que fica no Oeste Europeu, parte na França e Itália e tem 4,8 mil metros de altitude. Apenas um terço dos alpinistas que tentam subir o Mont Blanc chegam ao topo da montanha. A principal parte, as torres mais famosas, estão localizada na cidade de Chamonix, na França, famosa estação de esqui, que fica a 80 quilômetros de Genebra, na Suíça.
Luczhinki dá cursos de segurança no trabalho e de escalada em torres. O alpinismo sempre foi um hobby para ele.
O amigo e funcionário Ibrahim Saad disse que Luczhinki não conhecia a montanha e tem dúvidas se ele subiu sozinho ou acompanhado por um guia.
O tempo médio de escalada é de uma semana. O empresário teria começado a subida no início de novembro.
Os parentes e amigos estranharam a demora e entraram em contato com autoridades francesas. As buscas começaram no sábado, quando funcionários da empresa onde Luczhinki trabalha acionaram grupos de resgate.
O último registro do alpinista encontrado pelas equipes de socorro foi um recado deixado por ele num abrigo na montanha, a 3,8 mil metros de altitude.
A mensagem, comentando sobre a beleza do local, teria sido escrita no dia 7 de novembro. Só que até esta terça-feira as equipes não haviam encontrado nenhum outro sinal do alpinista.
O Ministério das Relações Exteriores informou que pediu, na segunda-feira, à Embaixada Brasileira na França que obtenha informações do paradeiro de Marcos Luczhinki.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora