Um paranaense apaixonado por radioamadores já conversou duas vezes com o astronauta brasileiro Marcos Pontes no momento em que a Estação Espacial Internacional (ISS) passava pelo Brasil, mas pelo espaço. "Direto da ISS passando por Minas Gerais. Um grande abraço", disse o astronauta na breve conversa.
Radioamador há 11 anos, o técnico em telecomunicações Fabiano Moser passa horas ligado na rotina da estação espacial. Para isso, chegou até a tirar férias. Apaixonado pelo que faz, ele transformou um quarto da casa num canal de comunicação com o planeta e, ultimamente, também com o espaço.
Moser já conversou com astronautas russos e americanos que estavam em estações espaciais. E, desde que foi confirmada a participação de Marcos Pontes nessa missão espacial, começou a se preparar para se comunicar com o astronauta brasileiro.
O radioamador deu sorte. O astronauta concedeu contato por rádio quando passava pelo Brasil e o paranaense foi num dos radioamadores atendidos. Em dois dias, conseguiu conversar duas vezes pelo rádio com Pontes que entrou para a história, como o primeiro cosmonauta brasileiro.
Moser tem um programa de computador pelo qual pode acompanhar a trajetória da estação internacional e se mantém ligado na agenda diária da Nasa que dá todos os detalhes da rotina dos astronautas. No horário previsto de passagem da nave pelo espaço brasileiro, ele ajusta as antenas, os equipamentos e fica pronto para se tentar se comunicar novamente.
"É um momento único. A gente nunca teve um astronauta no espaço. Falar com um contato fora da terra é um momento bem especial", finalizou o paranaense.
Escute trechos da conversa do paranaense com o astronauta na reportagem em vídeo do ParanáTV
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião