Um turista paranaense perdeu parte do braço, depois de ter sido atacado por um tubarão no arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, na tarde de segunda-feira (21). O homem de 33 anos teve a mão e o antebraço amputados. A identidade da vítima não foi revelada a pedido da família, que, segundo a Administração Geral de Fernando de Noronha, está bastante abalada com o incidente. A cidade de onde o turista provem também não foi informada.
O ataque ocorreu na Praia do Sueste, parte do Parque Nacional Marinho, no instante em que o paranaense fazia mergulho aquático de apneia, em uma área reconhecida pela grande variedade de espécies de peixes e tubarões. Após ter sido mordido pelo tubarão, o paranaense foi atendido por uma equipe médica local, que recebeu apoio de um cirurgião, um ortopedista e um anestesista que estavam na ilha a passeio. Eles teriam sido determinantes para que o quadro clínico do turista fosse estabilizado.
Comportamento invasivo dos turistas motivam ataques de tubarões
Leia a matéria completaO paciente foi transferido na manhã desta terça-feira (22), para o Hospital da Restauração, referência no estado do Pernambuco para este tipo de ferimentos, onde ele seria submetido a uma cirurgia. O translado do paranaense foi feito com uma aeronave que funciona como UTI aérea. De acordo com o último boletim médico, o estado de saúde dele é considerado estável.
O Instituto Chico Mendes de Biodiversidade vai investigar o que pode ter causado o ataque, com o apoio de especialistas e pesquisadores. Após o incidente, a Baía do Sueste foi interditada para banho. Segundo a Administração Geral de Fernando de Noronha, na Baía de Sueste convivem tubarões das espécie lixa, limão e tigre. A principal suspeita é de que um tubarão-tigre tenha deflagrado o ataque.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora