Curitiba e Brasília A maioria dos deputados paranaenses trabalhou contra a instalação da CPI do Apagão Aéreo, que investigaria a crise aérea. Na votação da última quarta-feira, 17 parlamentares do estado votaram pelo arquivamento da comissão, entre eles um da oposição, Aírton Roveda, do PPS. Outros 7 votaram pela instalação da CPI todos de partidos que estão fora do governo Lula. Seis não compareceram ao plenário.
No total do plenário da Câmara, 308 deputados votaram pelo arquivamento da comissão, 141 contra e 2 se abstiveram de dar opinião. Tanto governo quanto oposição registraram traições. Na base governista, 9 deputados do PMDB, 4 do PP, 3 do PSB e 1 do PR votaram a favor da CPI. No lado oposicionista, outras surpresas: 4 parlamentares do PFL, 1 do PSDB e 1 do PPS votaram com o governo contra a comissão.
Depois que a Câmara derrubou no plenário da Casa a criação da CPI do Apagão Aéreo, a oposição sugeriu a possibilidade de instalação de uma CPI mista com deputados e senadores. Ontem, no entanto, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), descartou essa possibilidade. Segundo Renan, o Senado não pode autorizar a instalação de uma comissão integrada por deputados se a Câmara rejeitou essa iniciativa. "Não se faz CPI mista se uma das casas já a derrubou. É uma questão de lógica", afirmou.
Mesmo assim, os oposicionistas não descartam a tentativa da instalação da CPI somente no Senado. Eles aguardam ainda decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre um mandado de segurança para a instalação da CPI. Para deliberar sobre o tema, o STF espera informações pedidas à Mesa Diretora da Câmara, que pode demorar até dez dias para responder à solicitação.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião