A série de feriados prolongados tem sido um esquenta para a temporada de verão, que segundo os comerciantes da praia, promete ser uma das melhores dos últimos anos. Na maior parte desta sexta-feira(02)o tempo permaneceu nublado, mas bastou o sol aparecer, mesmo de forma tímida, para que a orla do Balneário de Caiobá recebesse milhares de visitantes no primeiro desse feriado. O Calçadão também estava movimentado e as pessoas aproveitaram o dia agradável para correr, pedalar e caminhar.
Um grupo de cinco amigas, todas estudantes de medicina, aproveitaram o feriado para se divertir na praia. "Estamos no fim de um semestre difícil na faculdade e viemos para descontrair e esfriar a cabeça para encarar a semana de provas, que é decisiva", disse a estudante Thais Bianco, de 18 anos. As jovens aproveitaram a tarde desta sexta-feira (2) para jogar tênis na areia, tomar sol e dar um mergulho na praia.
Três famílias de Arapongas, interior do Paraná, rodaram 480 quilômetros para curtir o litoral paranaense. Enquanto as crianças faziam castelos de areia e brincavam na água, os pais ficaram debaixo do guarda-sol colocando a conversa em dia. "Este é um momento muito especial para nós. Nos reunimos pelo menos uma vez por ano para vir até a praia e já havíamos marcado essa viagem desde o mês passado. Aqui conseguimos sair da rotina e descansar um pouco", disse o Engenheiro da Computação Marcelo Fantin. Comércio O bom movimento na praia refletiu diretamente no comércio. Em alguns restaurantes foi preciso esperar para almoçar, devido ao grande movimento. O gerente do restaurante Casa do Camarão, Vagno Santana, disse que o clima já é de temporada. "O movimento está aumentando gradativamente e há uma grande expectativa para a temporada. Para se ter uma ideia, o feriado de 7 de setembro foi o melhor dos últimos dez anos", disse.
Em Guaratuba, a situação não é diferente. O gerente do Restaurante Caravelas, Valdir Rosando da Silva acredita que terá um bom movimento no comércio local neste final de semana. "No feriado de finados a gente percebe que há um número maior de viagem para o interior, mas sem dúvida o movimento esquenta um pouquinho, pelo fato de o feriado começar na sexta-feira e é bom também porque é começo de mês, e as pessoas estão com dinheiro. Tem bastante gente na cidade, e acredito que o movimento vai melhorar por conta do tempo que está abrindo", afirma o gerente. Para Valdir, a expectativa será ainda mais otimista com o próximo feriado. "A partir do feriado do dia 15 de novembro é que começa a aquecer de verdade o movimento aqui no comércio do litoral. Aí sim, teremos movimentos mais intensos em todos os finais de semana até a alta temporada", diz. Turismo e aniversário de Morretes
A cidade de Morretes está fazendo 279 anos e além das festividades, o presidente da Associação dos restaurantes e similares de Morretes (Arsim), Maurício Scucato, acredita que este feriado será melhor que o de 12 de outubro. "Desde ontem as pessoas começaram a chegar à cidade. Morretes está em festa e isso também ajuda no movimento. Se comparado com o feriado de 12 de outubro, acredito que este será melhor, por que está sem chuva. Apesar de ser um feriado religioso, é um feriado de começo de mês e as pessoas ficam mais tranquilas para gastar", afirma Scucato.
Em Paranaguá, o feriado está movimentado devido ao turismo religioso. A tradicional Festa de Nossa Senhora do Rocio vai realizar uma procissão ciclística neste domingo e as missas em homenagem a Santa ocorrem diariamente. Ilha do Mel
Na Ilha do Mel, apesar de o céu estar nublado, a supervisora do Grajagan Surf Resort, Tatiane Alves, está otimista com o feriado prolongado. "A expectativa está boa, o tempo está encoberto, mas a temperatura está bem agradável. O movimento até agora está médio para alto, quase 90% dos quartos estão ocupados. Mas a nossa expectativa é ter um bom movimento, muita gente vem para cá para descansar", afirma Tatiane.
Estradas O movimento na BR-277, que liga Curitiba ao litoral chegou a ser três vezes maior do que o normal com picos de 1,7 mil carros por hora na manhã desta sexta-feira (02), de acordo com a Ecovia. A previsão da concessionária é de que 90 mil veículos trafeguem nos dois sentidos da rodovia neste feriado. Além do alto fluxo, quem desceu a Serra do Mar teve que se preocupar com um pouco com a neblina e um pequeno congestionamento na altura do KM 24 em razão da construção da ponte sobre o Rio Sambaqui. Nesse trecho o tráfego dos veículos ocorre em meia pista.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião