• Carregando...

O Santuário de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, se prepara para a Semana da Padroeira, evento que pretende reunir 200 mil pessoas. A semana, de 4 a 12 de março, ocorre para relembrar a data (11 de março de 1977) em que bispos e autoridades civis paranaenses encaminharam ao Papa Paulo VI o pedido de proclamação de Nossa Senhora do Rocio como a padroeira do Paraná. Desde então, o estado é o único do Brasil a possuir uma santa padroeira oficializada pelo Vaticano.

As festividades de comemoração incluem missas, procissões, romarias e shows, que prometem movimentar a cidade. Padre Marcelo Rossi é uma das atrações mais esperadas e, ao lado de dom Fernando Figueiredo, rezará a missa do dia 10. As celebrações são realizadas todos os dias, sempre às 19 horas. No dia 12, a procissão solene em adoração à Virgem do Rocio será às 10 horas. "Visitas aos lugares históricos da cidade, como a Catedral Diocesana, o museu e o centro histórico, também estão na programação", lembra o reitor do Santuário, padre Joaquim Parron.

De acordo com ele, o Santuário – que recebe cerca de 15 mil romeiros todos os meses – tem colaborado para o aumento no número de turistas à cidade e também para o crescimento do comércio da região. "É o que chamamos de turismo religioso", diz.

E são justamente esses pontos que se mesclam com a peregrinação e devoção dos fiéis de Nossa Senhora do Rocio, que teve sua imagem encontrada no mar no ano de 1686, dando início a constantes revelações de milagres atribuídos a ela. "Não temos como estimar a quantidade de devotos, mas todos os anos cresce o número de romeiros que visitam o Santuário", revela o reitor.

Todo o dinheiro arrecadado durante a Semana da Padroeira será revertido para a ampliação do Santuário. O projeto prevê a construção de praça, palco multiuso, gruta, salão de exposições e até pousada para os romeiros de cidades longínquas.

Serviço: A programação completa da Semana da Padroeira pode ser conferida no site www.rocio.org.br. Mais informações pelo telefone (41)3423-2020.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]