• Carregando...
Parque Nacional do Iguaçu é tombado como patrimônio natural da humanidade pela Unesco | Christian Rizzi - Gazeta do Povo
Parque Nacional do Iguaçu é tombado como patrimônio natural da humanidade pela Unesco| Foto: Christian Rizzi - Gazeta do Povo

Cataratas encantam turistas do mundo todo

O Parque Nacional do Iguaçu, localizado na região Oeste do Paraná, completou neste sábado (10) 70 anos de fundação. O parque, que é mundialmente conhecido pelas Cataratas do Iguaçu, é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), órgão público criado em 2007 para gerir as unidades de conservação federais do país.

O parque, que é tombado como patrimônio natural da humanidade pela Unesco, possui 185 mil hectares de formação de Floresta Estacional Semidecídua, com manchas de Formações Pioneiras Aluviais e Obrófila Mista, todas integrantes do bioma Mata Atlântica.

Visitado anualmente por mais de um milhão de turistas, abriga centenas de milhares de espécies silvestres da fauna e da flora, algumas raras e ameaçadas de extinção, como a onça-pintada e o palmito-juçara. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão criado em 2007 para gerir as unidades de conservação federais do país.

A exploração turística do Parque Nacional do Iguaçu, realizada em parceria com a iniciativa privada, por meio de concessões públicas, é considerada referência nacional pelo Ministério do Meio Ambiente, que em 2009 adotará o mesmo modelo de gestão nas unidades de conservação de Abrolhos (BA) e Fernando de Noronha (PE). O PNI é o parque nacional mais visitado do Brasil.

"O Parque Nacional do Iguaçu é o maior patrimônio ambiental do Paraná, sua existência simboliza a riqueza do nosso ecossistema. Portanto, o governo estadual, por meio das suas ações, nada mais faz do que assegurar a preservação do parque", avaliou o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Rasca Rodrigues.

Festa

Para o aniversário de 70 anos do Parque Nacional do Iguaçu foram programados vários eventos. No sábado (10) pela manhã foi realizado o corte do bolo, lançamento do livro "Meu Vizinho, Parque Nacional do Iguaçu" do jornalista Marcos de Sá Côrrea, e o lançamento de um selo dos Correios alusivo ao 70º aniversário do parque que será utilizado nas correspondências de Foz do Iguaçu.

À noite a grande atração é o show do cantor Guilherme Arantes, com a participação da banda Barbatuques. Além da exibição de um documentário com depoimentos de funcionários do parque e a apresentação do projeto "Memórias das Cataratas", uma exposição com 4 mil fotografias do parque desde da sua fundação, em 1939, com o apoio da Itaipu Binacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]