Exclusivos
Além dos equipamentos disponíveis em vários parques, alguns deles têm atrações específicas:
Parque Barigui - Pista de aeromodelismo e de bicicross.
Jardim Botânico - Estufa, trilhas no bosque, velódromo, bicicletário, quadra de tênis.
Parque Tanguá - Cascata, mirante, torres para observação.
Parque São Lourenço - Pista de rolimã.
Passeio Público - Aquário, terrário, aviário, pedalinho e bicicletário.
Bosque Alemão - Casa de chá, passarela, mirante, torre.
Parque dos Tropeiros - Cancha de rodeios.
Parque Lago Azul - Mirantes e chafariz.
Os dias longos e ensolarados do verão são um convite para aproveitar os parques e bosques de Curitiba, seja para uma boa caminhada, praticar esportes ou simplesmente passar um tempo com a família. Ao todo, a cidade possui 21 parques que somam 20 milhões de metros quadrados de área verde , além de 15 bosques. Somente o Parque Barigui dispõe de 1,4 milhão de metros quadrados.
Entre os equipamentos disponíveis, destacam-se os 30 quilômetros de pistas de caminhada (algumas compartilhadas entre ciclistas e pedestres). Entre as pistas mais elogiadas estão as do Parque Barigui, com a divisão de sentido e de modalidade, e a do Passeio Público, que também tem separação entre a parte para caminhada e a ciclovia.
A Gazeta do Povo percorreu alguns dos principais parques da cidade para saber a opinião dos usuários. Confira no infográfico quais equipamentos esportivos estão disponíveis em cada um dos parques, além do seu estado de conservação.
Falta de manutenção incomoda usuários
Uma das reclamações mais frequentes dos frequentadores dos parques curitibanos é a qualidade das pistas de caminhada. Para o advogado Pedro Machado, que costuma correr no São Lourenço, falta marcação nas pistas, que deveriam ter orientação de sentido e das modalidades permitidas. "As pessoas acabam se trombando enquanto correm ou andam. Tem que cuidar e desviar o caminho", conta.
Outro ponto negativo dos parques, segundo os usuários, é a falta de aros ou cestinhas para a prática de basquete nas quadras. Os primos Roni Oliveira, estudante, e Michel Correia, corretor domiciliar, moram perto do Parque Tingui e aproveitam as tardes para praticar esportes. "A gente queria jogar basquete, mas como a tabela está sem o aro da cesta nessa quadra, acabamos jogando futebol. A outra opção é ir para a quadra do outro lado do parque, mas são três quilômetros", lamenta Oliveira.
Fiscalização
A manutenção dos equipamentos é de responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), que terceiriza o trabalho para empresas por meio de licitações. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Renato Lima, a fiscalização dos serviços prestados pelas empresas licitadas é de responsabilidade de funcionários da prefeitura, que ficam nos parques para fazer esse monitoramento e pequenas correções eventuais que sejam necessárias no espaço.
Limpeza
Outro fator que poderia ser melhorado, segundo os frequentadores de parques e praças, é a limpeza desses locais. A reportagem constatou problemas no Jardim Ambiental, no Alto da XV, na Praça Menonitas, no Boqueirão, e no Parque Bacacheri.
Gismar Renner, que mora em Colombo, frequenta o Parque Bacacheri com a filha e o marido. "Dos parques de Curitiba é o mais perto da minha casa. E gosto bastante daqui, tem muita árvore. Às vezes é um pouco sujo, mas o que tem de sujeira aqui é o que as pessoas colocam", pondera. Já o engenheiro civil aposentado Paulo Silvério, que costuma andar no Parque Tanguá, reclama da sujeira na pista de caminhada. No entanto, ele destaca a beleza e a boa conservação da queda dágua e do chafariz, atrações principais do parque.
Dê sua opinião
Qual parque você costuma frequentar? Qual sua avaliação sobre ele? Deixe seu comentário abaixo.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião