Parte de uma sacada de um prédio na Rua Padre Anchieta, no bairro Bigorrilho em Curitiba, desabou em cima de dois carros por volta das 12 horas desta terça-feira (3). Ainda não há informações conclusivas sobre a causa do acidente, mas a suspeita seria de sobrecarga. A área onde ocorreu o desabamento, que fica em frente à Praça da Ucrânia, por volta das 18h ainda estava isolada e o trânsito foi interrompido no trecho em frente ao edifício. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.
O desabamento aconteceu no Edifício Champagnat, que fica na Rua Padre Anchieta, 1291. De acordo com o tenente Leonardo Mendes dos Santos, um pedaço da sacada do 5.º andar residencial do prédio, desabou sobre uma caminhote Ford Ranger e um Chevette, mas outros três carros também foram atingidos.
O trabalho de remoção dos entulhos, feito por uma empresa contratada do condomínio, começou nesta tarde e pode se estender até quarta-feira. Esta foi uma das três notificações feitas pela Comissão de Segurança e Edificações (Cosedi), órgão ligado a Prefeitura de Curitiba, ao condomínio. Segundo o coordenador do Cosedi, engenheiro Hermes Peyert, o condomínio foi notificado ainda para providenciar uma vistoria completa no edifício, interditar os elevadores sociais e todas as sacadas do prédio, e fechar o acesso principal ao edifício - até a apresentação do laudo.
As interdições são necessárias, explica o engenheiro, para garantir a segurança dos moradores do prédio. Sobre riscos de novos desabamentos, Peyert disse que após uma vistoria visual e conversas com os condôminos, o problema seria pontual - ou seja, apenas na sacada que desabou, mas ratificou que é necessária uma vistoria.
Sobre a causa do acidente, Peyert disse que ainda é cedo para concluir alguma coisa, mas contou que antes do acidente o vidro da sacada do 4º andar quebrou por causa da sobrecarga. "Essa pode ser a causa mais evidente, mas é necessário uma vistoria completa. Depois que o vidro da sacada debaixo quebrou, uma empresa avaliou e detectou sobrecarga", explicou. Por causa desse laudo, a sacada que desabou estaria passando por obras para reduzir o peso.
Agentes da Diretran foram para o local e o trânsito foi bloqueado em frente ao prédio onde aconteceu o desabamento. O motorista que passar pelo local deve desviar da Rua Padre Anchieta pelas Ruas Martin Afonso e Cândido Hartmann.