Mesmo antes de anunciar oficialmente a escalação do secretariado para o próximo mandato, o governador Roberto Requião (PMDB) já adiantou a aliados mais próximos quem são os nomes que terão participação certa na sua equipe. Pelo menos nove integrantes do primeiro escalão já estão assegurados para continuar ocupando os mesmos cargos, entre eles, os dois irmãos do governador, Maurício Requião (secretário da Educação) e Eduardo Requião (superintendente do Porto de Paranaguá).
Na lista dos intocáveis no governo estão os secretários que ocupam as pastas mais importantes como Heron Arzua, (Fazenda), Luiz Fernando Delazari (Segurança Pública), Rafael Iatauro (Casa Civil), Luiz Forte Netto (Desenvolvimento Urbano), Maria Marta Lunardon (Administração), Sérgio Botto de Lacerda (procurador-geral) e Ligia Pupato(Ciência e Tecnologia).
Integrantes do grupo mais próximo do governador vão ser remanejados para outras pastas, como Aldair Rizzi, que estava na Ciência e Tecnologia, mas deixou o cargo para disputar a eleição para deputado federal. Como não foi eleito, retorna para o governo na superintendência do Lactec. Nestor Bueno, que está como secretário do Planejamento desde a saída de Reinhold Stephanes, eleito deputado federal, volta a ser diretor geral da Secretaria da Fazenda. A secretaria do Planejamento é um dos postos de destaque ainda sem definição. O governador está escolhendo também nomes para ocupar o comando de pastas como Saúde, Obras Públicas, Meio Ambiente, Agricultura, Transportes, Trabalho, Justiça e Criança.
Leia matéria completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo. Conteúdo exclusivo para assinantes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora