Brasília O grupo suprapartidário que defende uma candidatura alternativa à presidência da Câmara dos Deputados se reúne na próxima segunda-feira, em São Paulo, para definir um nome para disputar o lugar com os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Aldo Rebelo (PC do B-SP) atual presidente da casa e candidato à reeleição. Entre os deputados que integram o grupo suprapartidário há representantes do PPS, PSB, PSol, PMDB, PV, PSDB, PFL e até do PT.
O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) (foto), um dos articuladores do grupo, disse que a idéia é ter um candidato de consenso. Doze nomes fariam parte da lista de possíveis candidatos alternativos à presidência da Câmara.
"Já discuti com vários partidos a possibilidade de termos um candidatura alternativa. Se tiver boas condições, lançamos um nome para ganhar", afirmou ele.
Gabeira negou que possa ser o candidato desse grupo. "Saí muito queimado (da CPI) entre os deputados." No entanto, ele admite ser anticandidato às candidaturas de Aldo e Chinaglia. "Se as condições forem precárias, lançamos um anticandidato (para marcar posição)."
Entre os candidatos alternativos à presidência da Câmara estão os deputados Fernando Gabeira, Paulo Renato (PSDB-SP), Carlos Sampaio (PSDB-SP), José Aníbal (PSDB-SP), Luiza Erundina (PSB-SP), Júlio Delgado (PSB-MG), Osmar Serraglio (PMDB-PR), Arnaldo Jardim (PPS-SP), Raul Jungmann (PPS-PE), Walter Pinheiro (PT-BA), José Eduardo Cardozo (PT-SP) e Gustavo Fruet (PSDB-PR).