O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (10) que 52 novos casos da nova gripe foram contabilizados no país. Com as confirmações desta tarde, chega a 1.027 o número de registros da doença provocada pelo vírus Influenza A (H1N1), desde os primeiros casos de infecção verificados no Brasil, no dia 8 de maio.
Em nota divulgada a imprensa, o ministério confirma a segunda morte ocasionada pela doença no país. Trata-se de uma menina de 11 anos, moradora de Osasco, em São Paulo, que morreu no dia 30 de junho.
Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, a menina foi internada com dor abdominal, vômito e febre. No dia seguinte, apresentou febre de 39 graus. Ela teria apresentado os primeiros sintomas da gripe no dia 28 e morrido no dia 30 em um hospital de Osasco. Ainda de acordo com a Secretaria, ninguém da família relata que viajou para o exterior ou teve contato com pessoas que saíram do país.
"As vigilâncias epidemiológicas do estado e do município estão investigando os contatos da criança e da família para encontrar possíveis vínculos com pacientes vindos do exterior ou com pessoas sintomáticas de gripe", destaca a nota do Ministério da Saúde.
O órgão informa também que a maioria das pessoas infectadas pela nova gripe manifesta sintomas leves, parecidos com os da gripe comum, e se recupera rapidamente. "A letalidade média da nova gripe no mundo (0,45%) é igual à da gripe sazonal. No Brasil, esta taxa, no momento, é bem inferior à média mundial", diz o ministério.
A primeira morte provocada pelo vírus Influenza A no país ocorreu no último dia 28, no Rio Grande do Sul. A vítima foi um caminhoneiro de 29 anos, que estava internado em um hospital de Passo Fundo (RS). Segundo o Ministério da Saúde, ele contraiu a doença durante uma viagem à Argentina.
Novas confirmações
Os casos confirmados nesta sexta são referentes a pacientes dos estados de São Paulo (13), Minas Gerais (11), Rio Grande do Sul (11), Rio de Janeiro (9), Pará (3), Tocantins (3), Alagoas (1) e Pernambuco (1). O ministério acrescenta que dois casos do Paraná foram excluídos por erro no preenchimento do banco de dados. São Paulo continua sendo o estado onde foram constatados mais casos, com 457 casos e uma morte.
Até quarta (8), 977 casos da nova gripe haviam sido confirmados pelo ministério. No mesmo dia, o ministério informou que, a partir da próxima semana, os boletins passarão a ser semanais divulgados somente às quartas-feiras.