Após dois meses de implantação, o sistema de bilhetagem temporária entre a linha de ônibus Vila Velha/Buriti e a estação-tubo Santa Quitéria é visto como um sucesso pela Urbanização de Curitiba (Urbs), empresa responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo na cidade, e por moradores da região. Com o novo sistema, a população tem 60 minutos para descer da linha Vila Velha/Buriti e embarcar no tubo Santa Quitéria, deixando de pagar nova passagem para usar a Rede Integrada de Transportes (RIT). No Santa Quitéria, a falta de espaço físico da região inviabiliza a construção de um terminal, obrigando a Urbs a adotar um procedimento diferente.
Tecnicamente conhecido como integração temporal matricial, feita por cartão, com tempo determinado e localizada, o sistema é usado cerca de 500 vezes por dia, atingindo a demanda esperada pela Urbs. Programado para ser testado ainda em 2009, o sistema foi implantado em 29 de março deste ano e pode beneficiar até 160 mil pessoas da região. Os principais benefícios são sentidos no bolso e no relógio. "Está funcionando muito bem, consigo economizar R$ 4,40 por dia e ganho uma hora. Antes, para pagar uma passagem, precisava ir ao Terminal do Fazendinha", relata o estudante Kelwin Kriguer Lopes, 16 anos.
"Antes, eu teria de descer na Rui Barbosa e pegar outro ônibus, pagando mais uma passagem. Agora, consigo fazer a integração com uma só", afirma o técnico em informática Alberto Rodolfo Ferreira, 51 anos. "Desde que começou, está quase tudo ótimo. A única reclamação é de que o sistema não funciona aos domingos", afirma o segurança Marcelo Araújo, 39 anos. De acordo com a Urbs, a impossibilidade de realizar a integração aos domingos se deve à tarifa domingueira, que é de R$ 1. Portanto, pagar duas passagens sairia mais barato do que usar o cartão-transporte ao custo de R$ 2,20.
Com a avaliação positiva, a Urbs pretende testar a integração entre tubos na Linha Verde. Até agosto, a empresa deverá implantar na Estação São Pedro a possibilidade de conexão temporal, permitindo a troca de sentido aos usuários. No futuro, porém ainda sem data definida, a integração deverá ser estendida a outros bairros em situação semelhante à do Santa Quitéria, caso do Pilarzinho e Jardim das Américas. A iniciativa também se transforma em incentivo para o uso do cartão-transporte em Curitiba e região metropolitana. Sem o cartão é impossível participar da bilhetagem temporária.
Avaliação
Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo, Orlando Ribeiro considera a iniciativa válida e entende que ela poderia ser estendida para toda a cidade. Para tal, contudo, seria necessário adequar o interesse da população ao ganho das empresas de transporte. "Por um lado, existe a solução de um problema físico. Em contrapartida, a empresa transportadora deixa de ganhar uma passagem. É um impasse que precisa ser solucionado", diz. Por esse motivo, Ribeiro afirma que, "embora seja positiva para a sociedade, a iniciativa deve ser válida apenas em espaços com problemas físicos."
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