Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Apagão aéreo

Passageiros enfrentam quarto dia de atrasos

São Paulo – Depois do anúncio de um plano de emergência feito pelo comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, que pediu compreensão aos usuários do serviço aéreo, passageiros enfrentaram mais um dia de atrasos e cancelamentos em todo o país: 32,4% dos vôos estavam atrasados e 8,9% haviam sido cancelados até as 18 horas, de acordo com balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).

No Aeroporto Internacional de Guarulhos, durante todo o dia movimentado, as decolagens para o Norte e o Nordeste do Brasil e para os Estados Unidos e a Europa foram suspensas entre 18 e 18h30. Nesse horário, o porcentual de atrasos chegava a 20,3%. Houve muita irritação. "Gostaria que ele (Saito) tivesse que enfrentar essa situação pra ver se ia compreender", indignou-se o autônomo José Clodoaldo Dias. Com viagem marcada para quinta-feira para João Pessoa, ele só viajou no início da tarde de ontem.

Noite mal dormida

Pela manhã, passageiros aguardavam vôos da noite anterior sem confirmação de saída. O modelo baiano Álvaro Cabral, de 23 anos, teve cancelado seu vôo de volta para Salvador às 21 horas de quinta-feira. Ele passou a noite no aeroporto. A nova saída estava prevista para ontem às 14h30. "A TAM só nos avisou de madrugada sobre o cancelamento. Pagaram lanche, mas não o hotel para quem não tinha conexão", contou.

O funcionário público Cláudio Silva ponderou: "Não adianta estressar. Melhor sair atrasado com segurança, do que a possibilidade de ocorrer algo no ar".

O Aeroporto de Congonhas teve movimentação tranqüila durante todo o dia. Os intervalos entre os vôos de 20 a 30 minutos não causaram muitos atrasos. Nem a suspensão dos vôos para Belo Horizonte e estados do Nordeste, entre 11h20 e 12h40, provocou grandes problemas. Mas às 17h30 a suspensão dos vôos em Brasília anunciada uma hora antes, começou a ter reflexos nas decolagens em São Paulo – muitos vôos seriam em aviões que passavam ou partiam do Distrito Federal.

Entre 16h27 e 18h15, todas as decolagens de Congonhas para Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Belo Horizonte foram suspensas. Nesse período, boa parte dos vôos nos painéis teve seus horários de vôo alterados para o status "a confirmar", sem previsão de embarque. Quando as operações foram retomadas, o espaçamento entre decolagens era de 15 minutos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.