São Paulo Depois do anúncio de um plano de emergência feito pelo comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, que pediu compreensão aos usuários do serviço aéreo, passageiros enfrentaram mais um dia de atrasos e cancelamentos em todo o país: 32,4% dos vôos estavam atrasados e 8,9% haviam sido cancelados até as 18 horas, de acordo com balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).
No Aeroporto Internacional de Guarulhos, durante todo o dia movimentado, as decolagens para o Norte e o Nordeste do Brasil e para os Estados Unidos e a Europa foram suspensas entre 18 e 18h30. Nesse horário, o porcentual de atrasos chegava a 20,3%. Houve muita irritação. "Gostaria que ele (Saito) tivesse que enfrentar essa situação pra ver se ia compreender", indignou-se o autônomo José Clodoaldo Dias. Com viagem marcada para quinta-feira para João Pessoa, ele só viajou no início da tarde de ontem.
Noite mal dormida
Pela manhã, passageiros aguardavam vôos da noite anterior sem confirmação de saída. O modelo baiano Álvaro Cabral, de 23 anos, teve cancelado seu vôo de volta para Salvador às 21 horas de quinta-feira. Ele passou a noite no aeroporto. A nova saída estava prevista para ontem às 14h30. "A TAM só nos avisou de madrugada sobre o cancelamento. Pagaram lanche, mas não o hotel para quem não tinha conexão", contou.
O funcionário público Cláudio Silva ponderou: "Não adianta estressar. Melhor sair atrasado com segurança, do que a possibilidade de ocorrer algo no ar".
O Aeroporto de Congonhas teve movimentação tranqüila durante todo o dia. Os intervalos entre os vôos de 20 a 30 minutos não causaram muitos atrasos. Nem a suspensão dos vôos para Belo Horizonte e estados do Nordeste, entre 11h20 e 12h40, provocou grandes problemas. Mas às 17h30 a suspensão dos vôos em Brasília anunciada uma hora antes, começou a ter reflexos nas decolagens em São Paulo muitos vôos seriam em aviões que passavam ou partiam do Distrito Federal.
Entre 16h27 e 18h15, todas as decolagens de Congonhas para Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Belo Horizonte foram suspensas. Nesse período, boa parte dos vôos nos painéis teve seus horários de vôo alterados para o status "a confirmar", sem previsão de embarque. Quando as operações foram retomadas, o espaçamento entre decolagens era de 15 minutos.