O Litoral do Paraná já está em ritmo de ano-novo. Na noite de réveillon, 1,5 milhão de pessoas são esperadas na beira das praias, somando os turistas de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Para marcar a passagem, foram preparadas queimas de fogos de artifício em vários pontos da orla, além de shows musicais.
Em Guaratuba, será feita a tradicional queima de fogos no Morro do Cristo, que deve durar 18 minutos. Por se tratar de um lugar alto, o espetáculo poderá ser visto integralmente por todos os ocupantes da orla. A prefeitura da cidade estima um público de 500 mil pessoas no evento. Na praia central, um trio elétrico será responsável por animar os veranistas a partir das 22 h do sábado, estendendo a festa até as 2 h da manhã.
O trânsito terá alterações. A principal delas é o fechamento da avenida Atlântica nas quadras mais próximas ao morro do Cristo, até a Praia Central. "Estamos com a cidade cheia. Mas temos um policiamento grande e estão todos envolvidos na operação. Então a tranquilidade é total na praia e nas ruas", garante Wilson Correia Pinto, assessor de comunicação da prefeitura de Guaratuba.
Matinhos
Em Matinhos, a queima de fogos foi distribuída por quatro pontos da orla (ver ao lado). O objetivo é evitar aglomerações em um local específico e permitir que o público de meio milhão de pessoas fique mais confortável na areia. O espetáculo deve durar entre 13 e 17 minutos, dependendo do ponto. Também haverá apresentações musicais com trios elétricos espalhados em três pontos da orla.
Pontal
A queima de fogos também será descentralizada no município de Pontal do Paraná. Os espetáculos, com duração de 8 a 10 minutos, ocorrerão em Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shangri-lá e Pontal do Sul. "Se fizéssemos os fogos em um só lugar seria um espetáculo maior, mas geraria um grande transtorno. Agora, quem estiver em Praia de Leste, por exemplo, não precisa usar carro para chegar até o local do evento", defende Francisca Kaminski, secretária de Cultura do município.
Francisca explica que o show de luzes é parte fundamental da estratégia para atrair turistas. "Em outubro, as imobiliárias daqui nos ligam para saber dos detalhes dos fogos. É algo que elas oferecem para os clientes como forma de valorizar a estadia", conta. Em Pontal, também são esperados um total de 500 mil veranistas.
Policiais dão dicas de segurança
A PM vai ter um efetivo de 427 pessoas nas praias na virada do ano. "Estaremos com decibelímetro para autuar as pessoas que estiverem com som alto", adianta o major Wagner Lucio dos Santos, coordenador operacional da PM na Operação Verão. A polícia dá algumas orientações: o veranista precisa ser paciente com o trânsito. Se possível, é preferível ir à pé para a praia. A carteira deve ser colocada no bolso da frente, e as mulheres precisam manter a bolsa fechada e carregá-la também na frente do corpo. Postos móveis da polícia terão pulseirinhas para serem colocadas nas crianças. Não é recomendável levar cachorros e gatos para a queima de fogos. Devido ao barulho, os animais podem fugir.