Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
programação

Passagem de ano terá shows e queima de fogos

Em Matinhos, a queima de fogos foi distribuída por quatro pontos da orla para evitar aglomerações em um único local | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Em Matinhos, a queima de fogos foi distribuída por quatro pontos da orla para evitar aglomerações em um único local (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

O Litoral do Paraná já está em ritmo de ano-novo. Na noite de réveillon, 1,5 milhão de pessoas são esperadas na beira das praias, somando os turistas de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Para marcar a passagem, foram preparadas queimas de fogos de artifício em vários pontos da orla, além de shows musicais.

Em Guaratuba, será feita a tradicional queima de fogos no Morro do Cristo, que deve durar 18 minutos. Por se tratar de um lugar alto, o espetáculo poderá ser visto integralmente por todos os ocupantes da orla. A prefeitura da cidade estima um público de 500 mil pessoas no evento. Na praia central, um trio elétrico será responsável por animar os veranistas a partir das 22 h do sábado, estendendo a festa até as 2 h da manhã.

O trânsito terá alterações. A principal delas é o fechamento da avenida Atlântica nas quadras mais próximas ao morro do Cristo, até a Praia Central. "Esta­mos com a cidade cheia. Mas temos um policiamento grande e estão todos envolvidos na operação. Então a tranquilidade é total na praia e nas ruas", garante Wilson Correia Pinto, assessor de comunicação da prefeitura de Guaratuba.

Matinhos

Em Matinhos, a queima de fogos foi distribuída por quatro pontos da orla (ver ao lado). O objetivo é evitar aglomerações em um local específico e permitir que o público de meio milhão de pessoas fique mais confortável na areia. O espetáculo deve durar entre 13 e 17 minutos, dependendo do ponto. Também haverá apresentações musicais com trios elétricos espalhados em três pontos da orla.

Pontal

A queima de fogos também será descentralizada no município de Pontal do Paraná. Os espetáculos, com duração de 8 a 10 minutos, ocorrerão em Praia de Leste, San­­ta Terezinha, Ipanema, Shangri-lá e Pontal do Sul. "Se fizéssemos os fogos em um só lugar seria um es­­petáculo maior, mas geraria um grande transtorno. Agora, quem estiver em Praia de Leste, por exem­­plo, não precisa usar carro para chegar até o local do evento", defende Fran­­cisca Kaminski, se­­cretária de Cultura do município.

Francisca explica que o show de luzes é parte fundamental da estratégia para atrair turistas. "Em outubro, as imobiliárias daqui nos ligam para saber dos detalhes dos fogos. É algo que elas oferecem para os clientes como forma de valorizar a estadia", conta. Em Pontal, também são esperados um total de 500 mil veranistas.

Policiais dão dicas de segurança

A PM vai ter um efetivo de 427 pes­­soas nas praias na virada do ano. "Estaremos com decibelímetro para autuar as pessoas que estiverem com som alto", adianta o ma­­jor Wagner Lucio dos Santos, coordenador operacional da PM na Operação Verão. A polícia dá al­­gumas orientações: o veranista pre­­cisa ser paciente com o trânsito. Se possível, é preferível ir à pé para a praia. A carteira deve ser colocada no bolso da frente, e as mulheres precisam manter a bolsa fechada e carregá-la também na frente do corpo. Postos móveis da polícia terão pulseirinhas para serem co­­lo­­cadas nas crianças. Não é recomendável levar cachorros e gatos para a queima de fogos. Devido ao ba­rulho, os animais podem fugir.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.