• Carregando...
 | Jorge Adorno / Agência de Notícias Gazeta do Povo
| Foto: Jorge Adorno / Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • No dia em que o passeio foi interditado, a vazão das Cataratas chegou a 46,3 milhões de litros por segundo, pouco mais de 30 vezes o normal

A passarela das Cataratas do Iguaçu foi liberada neste fim de semana para passeios turísticos, cinco dias após ter sido interditada em razão da maior cheia das últimas três décadas na foz do Rio Iguaçu. A passagem dá acesso à Garganta do Diabo, o maior do conjunto de 275 saltos d´agua das Cataratas.

Veja imagens das cataratas desta segunda-feira (16)

O volume de água nas Cataratas continua alto. Na tarde desta segunda-feira (16), a marca atingiu 10,2 milhões de litros por segundo, cerca de sete vezes acima do normal – 1,5 milhão de litros.

Veja fotos da vazão recorde das Cataratas

Já na última sexta-feira, dia 13, a passarela foi submetida a uma vistoria feita por uma empresa de engenharia. Os especialistas constataram que alguns pilares, que sustentam as grades, na parte superior, ficaram tortos com a força da água e o choque com troncos de árvores. O problema foi solucionado e já no sábado pela manhã a passarela voltou a ser usada pelos turistas para contemplar a Garganta do Diabo. No dia em que o passeio foi interditado, a vazão das Cataratas chegou a 46,3 milhões de litros por segundo, pouco mais de 30 vezes o normal. Além da reabertura da passarela, o circuito de barco feito pela empresa Macuco Safari voltou a operar na última sexta-feira, dia 13.

O chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, diz que não há preocupação com uma nova onda de chuva forte para os próximos dias que possa alterar drasticamente o panorama nas Cataratas. Funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração do parque, estão preparando um relatório para medir possíveis impactos ambientais causados pela cheia. A reserva tem 185 mil hectares.Imagens das Cataratas

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]