Movimento pede que espaço seja rebatizado para "Praça do Homem Nu e da Mulher Nua"
A Praça 19 de Dezembro, no centro de Curitiba, é também conhecida como "Praça do Homem Nu" devido à estátua de autoria dos artistas Erbo Stenzel e Humberto Cozzo. Contudo, o Homem Nu da praça tem uma companheira - uma mulher igualmente nua, sentada a certa distância, à sua direita.
O movimento LGBTT, no entanto, não acha justo o fato de a praça ser chamada apenas de Praça do Homem Nu, ainda que seja apenas um apelido, de acordo com Ton Cris Paiva, da equipe de eventos do movimento. "Não queremos rebatizar a praça, apenas deixar o nome mais justo. Tem a estátua de uma mulher lá também", esclarece Paiva.
De acordo com Igor Francisco, da assessoria de comunicação da associação da parada da diversidade, o uso do apelido incluindo a mulher é uma prática de divulgação já usada pelo movimento feminista e tem como objetivo diminuir as influências do machismo. "Por conta disso, nós trabalhamos com o nome "Praça do Homem Nu e da Mulher Nua".
A comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBTTT) irá promover a Parada da Diversidade neste domingo (30) em Curitiba. A concentração será a partir meio-dia na Praça 19 de Dezembro, com saída programada para as 15 horas. O evento deste ano vem com o tema "Seus direitos, nossos direitos, direitos humanos, por um Paraná livre do racismo, machismo e homofobia".
No total, oito trios elétricos partirão rumo à Praça Nossa Senhora de Salete. A chegada ao destino é estimada em 17h30, no Palácio Iguaçu, onde um palco será montado para apresentações musicais da cultura LGBTT. O evento deve seguir até as 20h30.
A passeata contará com um grupo de abre alas formado por deficientes auditivos, que irão carregar uma faixa com questionamentos sobre inclusão e preconceito. Eles participam do projeto Rompendo o Silêncio da Organização Dom da Terra, que trabalha com inclusão e prevenção de DSTs.
Bloqueios no trânsito
O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), a Secretaria Municipal de Transito de Curitiba (Setran) e a Guarda Municipal vão organizar os bloqueios de trânsito, que começarão às 11 horas. Segundo a Setran, a Rua Paula Gomes será fechada depois da esquina com a Mateus Leme; a Cândido de Abreu terá bloqueios na Praça 19 de Dezembro, na Heitor Stockler de França, na Comendador Fontana, na Lysimaco Ferreira da Costa e na Santiago de Oliveira.
A Setran informa que antes do início da caminhada, ao meio dia, os oito trios elétricos montados sobre caminhões estarão parados na contra-mão na Rua Barão do Serro Azul, entre as ruas Treze de Maio e Inácio Lustosa, sentido Centro Cívico. As ruas devem ser desbloqueadas conforme a passeata passar, seguindo rumo Palácio Iguaçu.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora