• Carregando...
Cerca de 50 pessoas pedalaram pelas ruas históricas do centro da capital paranaense. | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Cerca de 50 pessoas pedalaram pelas ruas históricas do centro da capital paranaense.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Para encerrar as comemorações ao aniversário de Curitiba, que completou 323 anos no último dia 29 de março, cerca de 50 pessoas pedalaram pelas ruas históricas do centro da cidade. O passeio, promovido pela Sicredi e pela Gazeta do Povo, aconteceu na manhã deste domingo (3) e reuniu diversas famílias em um percurso de cinco quilômetros.

A concentração começou às 9h, na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. O casal Eduardo Andrade e Vanessa Nepomoceno, naturais de Porto Amazonas, no interior do Paraná, participou pela primeira vez de um passeio ciclístico na capital. “Cheguei em janeiro na cidade. Vai ser uma oportunidade de um conhecer melhor as ruas de Curitiba”, conta Andrade, que já tinha o costume de pedalar em sua cidade natal.

O trajeto incluiu pontos históricos da capital paranaense, como o Centro Cívico, o Passeio Público e as ruas Cândido de Abreu e Marechal Deodoro. O percurso, de cinco quilômetros, foi feito em cerca de uma hora e meia e cinco voluntários guiaram os participantes.

Inclusão social

Um dos destaques do passeio foi a parceria com o projeto “Inclusão Mais Bici”, da prefeitura de Curitiba, que promove a inclusão social através de passeios de bicicleta no Centro Cívico. Neste domingo, 12 pessoas com deficiência visual participaram do trajeto guiados por voluntários em bicicletas adaptadas para duas ou três pessoas. A estudante Laura Aparecida dos Santos, de 15 anos, ficou sabendo da iniciativa e resolveu aderir ao esporte. “Eu não costumo andar muito de bicicleta, mas acho que é uma oportunidade para começar”, afirma.

Segundo Goura Nataraj, assessor do Secretaria de Trânsito de Curitiba e coordenador do “Inclusão Mais Bici”, a iniciativa busca incentivar a inclusão social em todos os projetos que acontecem na cidade e mostrar que pessoas com deficiência podem participar de passeios ciclísticos. A ação começou em setembro do ano passado e a partir deste mês de abril acontece todo domingo na Praça Nossa Senhora de Salete, ao lado da prefeitura de Curitiba.

O trajeto é sempre feito por ciclovias para garantir a segurança dos participantes e as bicicletas são oferecidas pela própria prefeitura. A Gazeta do Povo e o Sicredi doaram neste domingo uma bicicleta adaptada ao projeto, que passa a contar com cinco unidades.

  • Ciclistas se preparam a largada.
  • Famílias prestigiaram o evento.
  • Cerca de 50 pessoas participaram do pedal.
  • Doze pessoas com deficiência visual participaram do trajeto guiados por voluntários.
  • Frutas e pães ajudaram a repor as energias.
  • Passeio ciclístico foi um sucesso.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]