Pesquisa Ibope realizada entre o final de novembro e o início de dezembro do ano passado mostra que o número de pessoas que quer deixar São Paulo caiu em relação a 2009, mas ainda é significativo: corresponde à metade da população paulistana. Além disso, os alagamentos passaram a figurar entre os cinco principais problemas da cidade.
Pelo terceiro ano, o levantamento será apresentado pelo Movimento Nossa São Paulo no dia 20 de janeiro, às vésperas no aniversário da capital, que comemora 457 anos no dia 25. A pergunta "caso pudesse, sairia de São Paulo para viver em outra cidade, ou não sairia?" foi respondida por 1.512 pessoas em todas as regiões da cidade. Ao todo, 51% dos entrevistados responderam que sairiam. Outros 48% disseram que gostariam de continuar e 1% não souberam ou não responderam.
Os dados preliminares da pesquisa foram divulgados ontem pelo Nossa São Paulo. Em relação ao ano passado, quando 57% disseram que gostaria de deixar a capital, a satisfação do paulistano aumentou seis pontos porcentuais. Em novembro de 2008, havia sido de 46%.
A pesquisa indica ainda que os assuntos ligados à segurança pública seguem líderes no ranking dos principais problemas da vida na maior metrópole da América Latina. Para a pergunta "pensando no seu dia a dia, que situações mais fazem com que você sinta medo na cidade de São Paulo?", as respostas mais citadas pelos paulistanos foram: violência em geral, assalto e roubo, tráfico de drogas, sair à noite, alagamentos e trânsito. O levantamento foi realizado no início da temporada de chuvas, no final do ano passado, mas no período não foi registrada nenhuma grande enchente na cidade.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião