6 mil

é o número de indústrias de vestuário em atividade no Paraná, que está entre os quatro maiores polos do setor no país. A atividade é a segunda que mais emprega no estado, com cerca de 98 mil trabalhadores. Segundo a Associação Brasileia da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o Paraná responde por 8,74% do faturamento do setor.

CARREGANDO :)

O Paraná Business Collection (PBC) deve movimentar pelo menos R$ 11 milhões em negócios na sua sétima edição, que começa no próximo dia 6 e vai até 10 de novembro. O evento é organizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) em parceria com o Sebrae-PR.

Segundo Marcelo Surek, coordenador do Conselho de Vestuário da Fiep, a intenção é consolidar o PBC como um evento de moda do Sul do país, com a participação também de empresas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Nessa edição serão cerca de 50 empresas, que apresentarão suas coleções de outono-inverno no Centro de Eventos da Fiep. O showroom de negócios ocorre entre 7 e 9 de novembro no mesmo local.

Publicidade

Segundo o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o setor vem se profissionalizando e investindo em tecnologia e inovação para competir no disputado mercado da moda. "As empresas têm que estar preparadas para competir aqui e lá fora em um momento em que nossas fronteiras estão escancaradas ao produto importado", diz.

O setor de vestuário deve crescer acima do restante da economia em 2012, segundo Campagnolo, mas ele não deu detalhes de quanto será esse avanço.