Curitiba O Partido Democrático Trabalhista (PDT) lançou ontem em Curitiba a Universidade Aberta Leonel Brizola, em parceria com Instituto Professor Wilson Picler de Responsabilidade Social, do Grupo Educacional Uninter. As aulas gratuitas destinadas a filiados do partido e abertas à comunidade serão gravadas todo sábado à noite no estúdio de cursos a distancia da Uninter, e transmitidas, via satélite, para 350 núcleos do partido no país.
"Boa parte do nosso quadro político tem formação precária, tanto em relação a fundamentos políticos quanto em geral. E não podemos ser iguais a outros partidos", explica o presidente da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, Manoel Dias, responsável pelo conteúdo dos cursos e secretário nacional do partido. Para as eleições de 2008, o PDT exigirá a realização do curso a todos os candidatos da legenda a prefeito e vereador. Para Dias, a capacitação pode "resolver" a crise ética da política.
Cada curso deve durar dois meses, com 46 horas. As primeiras matérias serão "conhecendo o PDT", "organização de núcleos de base", "iniciação à filosofia política" e "história do trabalhismo", todas ministradas por integrantes do partido. Além de duas aulas com meia hora cada, os alunos assistirão a noticiário do partido e palestras.
A expectativa é entregar o certificado do curso a mil militantes até o fim do ano e a mais 20 mil até o ano que vem. No futuro, o plano é ofertar aulas como educação política a membros da comunidade e abrir disciplinas regulares, em parceria com outras instituições de ensino.
Cada núcleo do partido está arcando com o custo de instalação do equipamento receptor (de R$ 400 a R$ 1 mil) e organizando as turmas, que terão em média 35 pessoas.
O presidente do grupo Uninter, Wilson Picler, é suplente de deputado federal do PDT. Ele cita entre os motivos que o levaram a apoiar a iniciativa, além da afinidade partidária, a convicção de que os filiados devem receber capacitação. "Todos os partidos prevêem cursos em seus estatutos, mas apenas o PDT os colocará em prática", diz. Sobre o investimento do grupo educacional no projeto, ele diz estar aproveitando um horário de gravação ocioso do estúdio, localizado no bairro Água Verde.
Além da transmissão via satélite com sinal aberto que pode ser captado por qualquer televisor ligado a uma antena parabólica as aulas devem ser adaptadas para a internet.
O secretário nacional do PDT partido de esquerda , Manoel Dias, compara a estrutura com a utilizada por partidos conservadores. "Eles desinformam 70 milhões de pessoas todos os dias na tevê aberta", acusa.
Além da formação de filiados, o partido tem feito reuniões semanais para estimular a fidelidade partidária e o crescimento dos núcleos de base.