Curitiba – O Partido Democrático Trabalhista (PDT) lançou ontem em Curitiba a Universidade Aberta Leonel Brizola, em parceria com Instituto Professor Wilson Picler de Responsabilidade Social, do Grupo Educacional Uninter. As aulas gratuitas – destinadas a filiados do partido e abertas à comunidade – serão gravadas todo sábado à noite no estúdio de cursos a distancia da Uninter, e transmitidas, via satélite, para 350 núcleos do partido no país.

CARREGANDO :)

"Boa parte do nosso quadro político tem formação precária, tanto em relação a fundamentos políticos quanto em geral. E não podemos ser iguais a outros partidos", explica o presidente da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, Manoel Dias, responsável pelo conteúdo dos cursos e secretário nacional do partido. Para as eleições de 2008, o PDT exigirá a realização do curso a todos os candidatos da legenda a prefeito e vereador. Para Dias, a capacitação pode "resolver" a crise ética da política.

Cada curso deve durar dois meses, com 46 horas. As primeiras matérias serão "conhecendo o PDT", "organização de núcleos de base", "iniciação à filosofia política" e "história do trabalhismo", todas ministradas por integrantes do partido. Além de duas aulas com meia hora cada, os alunos assistirão a noticiário do partido e palestras.

Publicidade

A expectativa é entregar o certificado do curso a mil militantes até o fim do ano e a mais 20 mil até o ano que vem. No futuro, o plano é ofertar aulas como educação política a membros da comunidade e abrir disciplinas regulares, em parceria com outras instituições de ensino.

Cada núcleo do partido está arcando com o custo de instalação do equipamento receptor (de R$ 400 a R$ 1 mil) e organizando as turmas, que terão em média 35 pessoas.

O presidente do grupo Uninter, Wilson Picler, é suplente de deputado federal do PDT. Ele cita entre os motivos que o levaram a apoiar a iniciativa, além da afinidade partidária, a convicção de que os filiados devem receber capacitação. "Todos os partidos prevêem cursos em seus estatutos, mas apenas o PDT os colocará em prática", diz. Sobre o investimento do grupo educacional no projeto, ele diz estar aproveitando um horário de gravação ocioso do estúdio, localizado no bairro Água Verde.

Além da transmissão via satélite com sinal aberto – que pode ser captado por qualquer televisor ligado a uma antena parabólica – as aulas devem ser adaptadas para a internet.

O secretário nacional do PDT – partido de esquerda –, Manoel Dias, compara a estrutura com a utilizada por partidos conservadores. "Eles desinformam 70 milhões de pessoas todos os dias na tevê aberta", acusa.

Publicidade

Além da formação de filiados, o partido tem feito reuniões semanais para estimular a fidelidade partidária e o crescimento dos núcleos de base.