São Paulo - Um acidente nas obras de expansão da rede do metrô de São Paulo resultou na morte de um trabalhador na tarde de ontem, no canteiro localizado da Rua Itibirama, Vila Prudente, na zona leste da capital. O carpinteiro Raimundo Maria de Almeida, 49 anos, foi atingido por um trilho de aço que teria se soltado de um guindaste na obra da Linha 2-Verde. Almeida foi contratado há três meses e estava próximo do fim do turno de trabalho no momento da queda.
O acidente aconteceu por volta das 16h30 e obrigou a paralisação dos trabalhos de construção. O funcionário trabalhava em uma vala a 40 metros de profundidade, no túnel de expansão entre as futuras estações Tamanduateí e Vila Prudente. Ele foi atingido por um trilho de aço com cerca de 700 quilos que se desprendeu do guindaste que o içava e caiu na posição vertical sobre Almeida, que morreu na hora. Nenhum outro funcionário ficou ferido. Cerca de 20 pessoas estavam próximas do local na hora do acidente. Até o início da noite de ontem, o corpo permanecia sob o trilho para que os trabalhos da perícia técnica fossem feitos. Quatro equipes dos bombeiros participaram do resgate.
A empreiteira Galvão Engenharia, responsável pela construção desse trecho da expansão do metrô paulista, informou, por meio de nota, que vai investigar as causas do acidente. A morte foi considerada "uma fatalidade" pela empresa. O trabalhador, segundo a Galvão, "seguia todas as normas de segurança e utilizava todos os itens de proteção".
Segurança
A Galvão informou também que o içamento de materiais e equipamentos faz parte da rotina diária dos serviços na obra, na qual "são seguidos rígidos cuidados de segurança no trabalho", segundo nota divulgada no início da noite. A companhia do Metrô, também por meio de nota, afirmou que lamenta o ocorrido e que exigiu da empreiteira providências imediatas para o atendimento aos familiares e que vai acompanhar as investigações.
Cerca de 4,3 mil operários trabalham 24 horas por dia para entregar as obras nas datas planejadas. No dia 28 de dezembro está prevista a abertura da Estação Sacomã da mesma linha, ao lado do terminal do Expresso Tiradentes. A inauguração será feita pelo governador José Serra (PSDB). Uma vistoria nas instalações da futura estação Sacomã foi realizada por Serra no dia 18 de novembro.
O que Bolsonaro e a direita podem aprender com a vitória de Trump nos EUA
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
O aumento dos juros e a chiadeira da esquerda; ouça o podcast
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião