Duas coroas de ouro foram roubadas da Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Passos (MG). As peças adornavam as cabeças da santa que dá nome ao santuário e do menino Jesus. Segundo a Polícia Militar (PM), o furto ocorreu na madrugada da última terça-feira mas somente nesta quinta o caso foi divulgado.
De acordo com a polícia, o criminoso - ou criminosos, já que ainda não há confirmação se o crime foi cometido por apenas uma pessoa - subiu no túmulo de Monsenhor Matias, na área externa do templo, e conseguiu entrar pela janela. A igreja não tem nenhum dispositivo de segurança e foi necessário apenas quebrar a redoma de vidro na qual a imagem ficava.
Ainda segundo a PM, a peça teria sido feita na França. A imagem de madeira adornada com as coroas de ouro foi doada para a paróquia em 1866, cinco anos após a construção da capela de Nossa Senhora da Penha, por Antônio Caetano de Faria Loulou, responsável também pela construção do templo.
Após o roubo, a imagem foi guardada em outro local. O suspeito ainda tentou arrombar a sacristia, mas deixou o local levando apenas as coroas. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil, mas ainda não há pistas sobre quem teria cometido o crime.
Apesar de centenária, a imagem na qual ficavam as coroas não faz parte da lista de bens tombados. Atualmente, segundo o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) de Minas, há 77 peças tombadas desaparecidas no Estado. A grande maioria é de imagens e outros objetos sacros, levados de igrejas mineiras.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora