A primeira etapa da Linha Verde já foi inaugurada, porém, como os ônibus ainda não circulam pelas canaletas exclusivas, o espaço ganhou outra finalidade: pista para caminhada e ciclovia. Na sexta-feira à tarde, diversas pessoas aproveitavam a tranquilidade da canaleta para praticar esportes. Será assim até março, porque depois os biarticulados começam a funcionar na via.
O comerciante Paulo Sérgio Gasoto estava percorrendo a Linha Verde de bicicleta. Ele partiu da Rua Salgado Filho e foi até o bairro Pinheirinho. "Antes andava na canaleta da Marechal Floriano, mas aqui é muito melhor", disse. Gasoto sabe que os biarticulados devem circular pelo local daqui um mês. Mesmo assim, afirmou que pretende continuar praticando esportes na canaleta. "A ciclovia da Linha Verde é mal projetada. Uma tem várias curvas e a outra é compartilhada com os pedestres. Não dá para andar tranquilo", comentou.
Para a professora Raquel Bittencourt, que caminhava na canaleta pela primeira vez, a Linha Verde virou uma nova opção de lugar para fazer exercícios. "Nos outros dias vou andar na ciclovia. Antes só praticava esportes na academia."
A maioria das pessoas que aproveita a Linha Verde para os momentos de lazer mora nas proximidades da antiga BR-116. Antes não havia na região uma área para esse fim. O único problema é o barulho: o lugar está longe de parecer um parque, porque os carros andam em alta velocidade e ainda não há radares. Alguns pedestres reclamaram da falta de segurança também, pois faltam barreiras para conter os veículos em um possível acidente. "Venho passear com meu filho e fico pensando: se um carro perder o controle, vai parar em cima da ciclovia", afirmou o empresário Alessandro Kimura.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora