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cartão-postal

Pedreira terá camarotes, espaço gastronômico e restrição de horário

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A DC Set Eventos, empresa que venceu a concorrência para reformar e gerir o teatro Ópera de Arame, a Pedreira Paulo Leminski e o Parque Náutico, em Curitiba, estuda iniciar ainda neste ano a revitalização dos espaços. O edital que estabeleceu os critérios da concessão determina que as obras devam começar até fevereiro de 2013, com prazo de 30 meses para a execução. Com a antecipação, existe a possibilidade de a entrega dos três cartões-postais ocorrer já em 2014. O investimento previsto é de R$ 15,5 milhões.

Para o sócio-gerente no Paraná da DC Set, Hélio Pimentel, os projetos servirão para criar e intensificar a identidade cultural paranaense. "Temos o compromisso de fortalecer a cultura da cidade", afirma. Neste momento a empresa realiza estudos técnicos nos três locais e, na sequência, dará início ao desenvolvimento dos projetos apresentados para a prefeitura. Após a conclusão de cada etapa, os espaços deverão ser vistoriados e liberados pela Justiça.

Programação cultural

Dentre as novidades previstas para a Pedreira Paulo Leminski está a inclusão de Curitiba no circuito de shows musicais nacionais e internacionais. Após a entrega do local, serão realizados dez grandes eventos no período de um ano. Haverá no máximo duas apresentações mensais, com encerramento até a meia-noite nas noites de sexta-feira e até uma hora da madrugada aos sábados. Além disso, será feito o controle do tráfego e estacionamento de veículos, respeitando a área residencial. A pedreira ficou interditada durante aproximadamente 4 anos por causa de um processo judical movido a partir de reclamações de moradores da região, que reclamavam do barulho e da desordem em dias de evento.

No Ópera de Arame, a empresa tem o objetivo de fomentar ações culturais e o uso por grupos locais. "O espaço deve ser mais do que um cartão-postal, tem de servir como uma usina de produção cultural", diz Pimentel.

Já o Parque Náutico, com gestão compartilhada com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), deverá receber uma nova identidade visual. Para o superintendente da SMMA, Sérgio Tocchio, o espaço necessita de uma adequação para ser mais utilizado pelo público, com incentivo ao lazer e ao esporte. "Para o futuro, pretende-se criar um corredor ambiental a partir da integração do Parque Náutico com o Zoológico", adianta.

Após a entrega dos três espaços, a Pedreira deverá voltar a receber shows e eventos com público de até 25 mil pessoas; no Ópera de Arame, as apresentações terão até mil espectadores; e no Parque Náutico, até 50 mil pessoas.

VIDA E CIDADANIA | 4:46

As obras de revitalização da Pedreira Paulo Leminski, Ópera de Arame e Parque Náutico devem começar no máximo em 130 dias. A empresa DC Set, ganhadora da licitação aberta pela prefeitura municipal de Curitiba, deverá investir mais de R$ 15,5 milhões.

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