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Transporte público

Pela 1ª vez, Curitiba vai realizar pesquisa de origem-destino

Pela primeira vez, Curitiba vai fazer uma pesquisa de origem-destino, estudo que pode influenciar todo o transporte público da capital e que consta no projeto original do metrô curitibano. A pesquisa mede as necessidades de locomoção dos moradores da cidade, sejam de transporte coletivo ou veículo próprio, e é usada em grandes cidades de todo o mundo para basear as políticas públicas de transporte. Em São Paulo, por exemplo, pesquisa semelhante é feita a cada 10 anos.

O anúncio de que Curitiba pesquisaria a origem e destino de seus passageiros é antigo. A última novidade foi em março do ano passado, quando havia se iniciado o processo para licitação do projeto. Até agora ele ainda não saiu do papel. Segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a iniciativa ainda está em fase inicial de descrição técnica, etapa anterior à licitação. O instituto afirma, porém, que a pesquisa deve ser iniciada ainda este ano pela Prefeitura de Curitiba.

Ainda há poucas informações sobre como será feito o levantamento e quando serão divulgados os primeiros dados a partir dele. O Ippuc informou apenas que o custo total será de R$ 6 milhões, que seriam bancados pela prefeitura e recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento. As demais informações, segundo o Ippuc, serão divulgadas "oportunamente". A prefeitura não se manifestou sobre o assunto e a Urbs comentou apenas que a pesquisa vai ser "ampla".

Projeto do metrô já foi definido

Mesmo sem a pesquisa, o projeto do metrô já está em andamento, financiado e com traçado praticamente definido. O estudo só deve dar resultados no fim deste ano ou em 2015. O metrô deve começar a funcionar em 2016.

Uma das partes do projeto inicial do metrô, o Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-Rima), consta que a pesquisa origem-destino seria a "única" possibilidade confiável de inferir "quantos possíveis deslocamentos, hoje feitos com veículos privados, poderiam ser conquistados pelo metrô".

Isso significa que a pesquisa deveria ser uma das bases para orientar o traçado do metrô, já que mediria um número aproximado e confiável de pessoas que deixariam de andar de carro para pegar o coletivo. Com as respostas da pesquisa também é possível adaptar itinerários de ônibus, bem como a frequência deles, de modo a estimular o uso do transporte coletivo e aliviar o trânsito da capital.

As obras do metrô são divididas em duas fases. A primeira terá 17,3 km, ligará o CIC Sul ao Terminal do Cabral e começará a ser construída no segundo semestre do ano que vem. Já a segunda, que elevará a novo modal para 22 km, estendendo a linha original até o Terminal do Santa Cândida, não tem custo nem prazo definidos.

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