| Foto:

O número de pessoas afetadas pelo granizo da madrugada de sexta para sábado (11) subiu para 1.339, em 11 municípios do Paraná. Os dados constam no relatório da Defesa Civil do Paraná divulgado neste fim de tarde de sábado. Somando-se também os estragos causados pela chuva fortes, alagamentos e vendavais, chega-se a 1.739 pessoas prejudicadas em 18 cidades paranaenses. A estimativa anterior era de 960 pessoas, em 11 cidades.

CARREGANDO :)

O município com mais moradores afetados é Janiópolis, na Região Noroeste, –são 700. Em Indianópolis, município na mesma região, há pelo menos 250 pessoas em abrigos temporários em por causa do granizo nesta madrugada, A cidade tem 4,5 mil moradores.

Cerca de 70 pessoas precisaram sair de suas casas, mas não precisaram de abrigos provisórios, em três municípios: Floresta, Marechal Cândido Rondon e Jandaia do Sul. A maioria mora em Floresta (60); no município, houve casos em que o granizo chegou ao tamanho de uma laranja.

Publicidade

Há em torno de 725 casas danificadas, a maioria em Nova Londrina (243) e em Janiópolis (200). Em Marechal Cândido Rondon, duas pessoas ficaram feridas.

De acordo com o soldado da Defesa Civil Cleverson Lopes, coordenadores das unidades regionais do órgão estão visitando e distribuindo lonas para os moradores dos bairros mais atingidos. “A maioria dos casos é de perfuração e destelhamento”, explica.

Mais chuva à noite

Segundo a previsão do Instituto Tecnológico Simepar, o tempo continua instável no Paraná neste sábado. As chuvas mais significativas devem ser registradas nas regiões Norte, Noroeste, Oeste e Sudoeste do estado.

A previsão para a noite é de chuvas fortes em Guaíra, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Foz do Iguaçu, Campo Mourão e Umuarama. Deve haver ventos fortes – de até 50 quilômetros por hora – em Foz, Cascavel, Laranjeiras e Guaíra, condição que pode continuar no domingo.

Publicidade

Em Curitiba, são esperadas apenas pancadas de chuva.

Domingo

O Simepar prevê para este domingo chuva forte, com relâmpagos e trovoadas nas regiões de pelo menos oito das 21 cidades que monitora: Guaíra, Cascavel, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Francisco Beltrão, Guarapuava, União da Vitória e Pato Branco.

Também há risco de esses municípios enfrentarem novamente ventos fortes. Principalmente em Cascavel, Foz, Guaíra e Laranjeiras, onde os ventos devem atingir de 43 a 50 quilômetros por hora.

Na capital, o tempo deve ser de sol encoberto, com máxima de 20ºC e mínima de 13ºC.

Publicidade