A Defesa Civil do Estado registrou na manhã de ontem, destelhamento de casas em pelo menos seis cidades da região metropolitana de Curitiba e litoral paranaense, devido à tempestade de granizo que ocorreu durante a madrugada. Os casos mais graves foram registrados em Tijucas do Sul, a 60 quilômetros da capital, e em Guaratuba. Até o início da tarde de ontem, os bombeiros que trabalhavam no atendimento às vítimas ainda contabilizavam os prejuízos, mas pelo mil residências foram atingidas nos dois municípios.

CARREGANDO :)

Em Guaratuba, só no período da manhã, foram distribuídos 32 mil metros quadrados de lonas para substituir os telhados destruídos pelas pedras e pelo vento. Em proporções bem menores, as equipes da Defesa Civil atenderam ainda ocorrências em São José dos Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e Mandirituba. Na Ilha do Teixeira, no município de Antonina, duas casas desabaram, deixando as famílias desabrigadas. Ninguém ficou ferido.

Devido ao alerta do Simepar – de que novos temporais poderiam ocorrer na região de Curitiba e no litoral até o fim da tarde de ontem – a Defesa Civil e as prefeituras prepararam escolas e paróquias para receber possíveis desabrigados.

Publicidade

De acordo com a meteorologista Sheila Paz, os temporais aconteceram por causa da formação de núcleos de instabilidade, criados a partir da chegada de uma frente fria, que encontrou um ambiente úmido e temperaturas elevadas nas regiões Leste e Noroeste do estado. Para hoje, a previsão é de tempo instável, mas não há risco de novas tempestades.