Cascavel A seis dias da inauguração, a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Oeste do Paraná, ainda tem trabalhadores que seguem em ritmo acelerado para dar conta da instalação de equipamentos de inteligência e de segurança. O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério da Justiça, garante que tudo estará pronto até a inauguração, no dia 23, com a presença do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e do diretor do Depen, Maurício Kuehne. Mas a entrega do prédio acontecerá sem preso, porque as transferências para a penitenciária, que abrigará os presos mais perigosos do país, começarão apenas no segundo semestre.
A assessoria de imprensa do Depen informou ontem que os equipamentos de segurança e de inteligência, em sua maioria, já foram instalados. Ao todo são mais de 200 câmeras que vão vigiar os 12,7 mil metros quadrados do complexo penitenciário. Em cada uma das 208 celas haverá um equipamento vigiando o preso 24 horas por dia. Além disso, serão instaladas câmeras nos corredores, locais de banho de sol, salas de trabalho e estudo dos presos, consultórios médicos, escritórios, dependências administrativas e áreas externas. Tudo isso será monitorado por uma central de comando no local e outra em Brasília. De acordo com o Depen, o raio X vertical, equipamento que custou cerca de R$ 600 mil, ainda não chegou a Catanduvas porque está retido no Porto de Santos (SP). Ele é capaz de detectar pequenos objetos, como um chip de celular, inseridos nas partes íntimas.
Um grupo de 164 agentes penitenciários que atuarão em Catanduvas tem até 9 de julho para se apresentar ao novo posto de trabalho. Depois de amanhã é esperada a primeira leva de agentes que iniciam a pré-temporada no presídio federal. "Até agora, apenas doze pessoas procuraram a prefeitura em busca de informações sobre imóveis para alugar", diz o assessor da prefeitura de Catanduvas, Adelar Paganini. A prefeitura acredita que boa parte dos agentes, que terão salário mensal de R$ 3,8 mil, migrará para Cascavel, a 55 quilômetros de Catanduvas.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora