• Carregando...
Há quase duas semanas, os funcionários dos Correios responsáveis pelas entregas de correspondência cruzaram os braços por 24 horas | Marcelo Elias - Gazeta do Povo
Há quase duas semanas, os funcionários dos Correios responsáveis pelas entregas de correspondência cruzaram os braços por 24 horas| Foto: Marcelo Elias - Gazeta do Povo

O número de habitantes das pequenas cidades da região Oeste do Paraná está encolhendo por causa da falta de oportunidades de trabalho. Dos 48 municípios pesquisados na contagem populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), 28 registraram queda na população. Desses, dez estão situados na margem do Rio Piquiri. A redução já compromete as finanças dos municípios, que recebem uma fatia cada vez menor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) – o repasse é feito com base no número de habitantes. A reportagem é da Gazeta do Povo, na edição desta quarta-feira (5/9).

Grande parte dos moradores que vivia nos municípios menores em décadas anteriores migrou para grandes centros urbanos do Oeste, como Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo. Essas cidades, mais estruturadas, também atraíram pessoas de outras regiões do estado nos últimos sete anos. Prova disso é que a Região Oeste ganhou quase 100 mil habitantes desde 2000.

Os pequenos municípios, especialmente os localizados às margens do Piquiri, não têm estrutura suficiente para segurar os moradores mais jovens. Curiosamente, Piquiri, na língua tupi, significa "rio de peixes pequenos". Das 13 cidades, apenas três tiveram crescimento populacional e mesmo assim com índices modestos: Guaíra (0,04%), Iguatu (1,01%) e Palotina (7,02%). Já Nova Aurora, Formosa do Oeste, Campo Bonito, Iracema do Oeste, Assis Chateaubriand, Anahy, Braganey, Corbélia, Terra Roxa e Diamante do Sul perderam população.

Leia a reportagem completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo (conteúdo exclusivo para assinantes)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]